segunda-feira, 10 de junho de 2013

Enquanto o mercado se prolongar até 31 de Agosto (e o russo para além disso) arriscamo-nos a ter de vender Matic, Enzo, Salvio, Lima, Gaitan já em Setembro pela cláusula de rescisão sem podermos impedir o negócio

O que só favorece os clubes ricos e só enfraquece os clubes pobres... até porque o dinheiro que ganham nessas transferências não é passível de ser aplicado imediatamente no reforço da equipa.

Passam anos e estas regras não mudam.


Na minha opinião, o mercado devia fechar a 15 de Agosto, antes de os campeonatos europeus começarem, a tempo de se remediarem estas vendas relâmpago.

O mercado russo (que fecha depois) devia ser obrigado a ajustar-se aos restantes campeonatos europeus e não o contrário, porque não faz qualquer sentido que tenham uma vantagem para com esses restantes campeonatos.
No limite, que se permita que o campeonato russo aceite transferências depois de 31 de Agosto, desde que seja somente transferências dentro do próprio país, e não compras de passes de jogadores feitas a clubes que já não podem remediar a perda desportiva de verem um passe a ser comprado quando já não podem contratar jogadores.

O Matic e o Enzo, tal como o Lima, já jogadores mais que apetecíveis em toda a Europa, Rússia incluída. Se receberem uma proposta ultra-milionária, dificilmente recusarão transferir-se.
A ideia de que ir para a Rússia é acabar a carreira é demagógica... o Witsel e o Hulk dificilmente se manterão na Rússia na próxima época, não faltam interessados com muito dinheiro.

O Lima (bem como o Cardoso) estão numa idade em que se receberem um contrato milionário não vão recusar a oportunidade.

9 comentários:

  1. Concordo quanto ao mercado Russo. Ou então um ajustamento do gênero, uma equipa que se veja privada de um ou mais jogadores para uma equipa russa, depois de o mercado europeu ter fechado, ao preço da cláusula de rescisão, podia poder comprar um ou mais jogadores para ajustar o plantel em conformidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Roberto Baggio, o problema disso é que depois o clube que iria ao mercado compensar o facto de ter vendido iria comprar a outro clube que depois também podia querer compensar... e nunca mais acabava o ciclo!

      Eu acho que os russos não deviam pura e simplesmente poder comprar depois da data em que fecha o mercado para os outros, excepto se fosse a outros clubes russos.

      Eliminar
    2. Não, a não ser que fosse pela cláusula de rescisão, que é para mim o que "obriga" o clube a vender. Qualquer jogador que não fosse vendido pela cláusula, já não estaria abrangido pela regra da compensação.

      Eliminar
    3. Sim, percebo.

      Eu já estou é a imaginar o Matic a ser vendido pela cláusula no dia 31 de Agosto às 23h55!!!!

      E o Lima a ser vendido dia 3 de Setembro ao Anzhi ou ao Zenit.

      Para mim era: primeiro jogo da época e acabou-se o baile! :)

      Eliminar
  2. Também acho que o mercado devia fechar assim que se começasse o primeiro jogo oficial da época. Era bem mais justo e impedia essas desvantagens competitivas de que falas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Primeiro jogo oficial da época parece-me uma boa data para se definir o fecho do mercado.
      Até porque depois surgem aqueles clubes que jogam um pré-eliminatória da champions ou da liga europa e ficam IMPEDIDOS O RESTO DO ANO de disputar a prova europeia do novo clube... é um desperdício, quer para o clube, quer para os espectadores!

      Um abraço

      Eliminar
  3. Enormerrimo SLBenfica Vencedor, Companheiro,

    Embora solidario com a tua frustracao e com a tua indignacao pela diferente data de 'fecho' na Russia, sugiro-te que penses malhor o problema da antecipacao da data (mesmo sendo uma data unica).

    Seja qual for essa data, os clubes 'vendedores' podem sempre ficar sem tempo para suprirem lacunas ocasionais nos seus planteis, a menos que tenham 3 atletas por cada posicao.

    Na minha humilde opiniao, a solucao para o Benfica passa por dois vetores:
    1 Multiplicidade de 'alvos' - quanto maior a quantidade de Atletas de alta qualidade (os mais cobicados), menor o risco; e
    2 Polivalencia dos Atletas - quanto maior o numero de Atletas polivalentes (sem que protestemos as 'adaptacoes', ahahah), menor o risco de potenciais lacunas.

    Viva o Benfica!

    (Jose Albuquerque)

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro José!

      Concordo ctg que a multiplicidade de alvos e a polivalência dos atletas ajuda muito. Nisso estou 100% de acordo.

      No entanto, acho muito estranho e errado que as épocas possam começar e ainda se estejam a fazer os negócios MAIS importantes...
      ... parece que a época começa com um plantel que passadas 3 semanas já é bem diferente.

      Uma coisa é vendermos um jogador antes dos jogos oficiais começarem, de forma a que o treinador tenha tempo de treinar e rotinar a equipa sem os jogadores vendidos.
      Outra coisa é vendermos um jogador depois da segunda jornada.

      E depois, como eu disse num comentário ao Zé Pelé, surgem aqueles casos em que os jogadores jogam pré-eliminatórias de competições europeias e depois ficam impedidos de jogar nessas cmpetições o resto da época.

      Para mim, para além do problema do Benfica, o que critico é a falta de lógica de começarem competições e ainda se fazerem vendas. As compras e vendas deviam ocorrer em Junho, Julho e primeira ou segunda semana de Agosto... os clubes teriam de se organizar nesse sentido. De certeza que ninguém se prejudicaria com isso.

      Um abraço

      Eliminar