sexta-feira, 31 de maio de 2013

A Dança do Tiriri (Versão Treinadores da Primeira Liga) [São tudo coincidências]







Pinto da Costa não escolhe só o treinador para o seu CRAC.
Vai mais além, e escolhe treinador para uns quantos treinadores da Primeira Liga.
Pronto, ok, faz de conta que não é ele que escolhe: pelo sim pelo não, os clubes da primeira liga têm uma "ligeira tendência" para a escolha de treinadores claramente associados ao CRAC... poupam uns quantos problemas com isso.
Quanto vale, época após época, em pontos somados no campeonato, o facto de o CRAC ter sempre 5 ou 6 treinadores colocados em clubes da primeira liga?
É que não precisam de abrir literalmente as pernas ao clube do pijama com riscas azuis e brancas... basta que se esforcem MUITO quando defrontam o BENFICA, e pouco quando defrontam o CRAC.

Não me digam, por favor, que o Jesuado é benfiquista! O Jesualdo, ao serviço do SCP, disse "Os adeptos do Futebol Clube do... Sporting Clube de Portugal". O senhor nunca se soube deslocar daquela que foi a sua cadeira de sonho azul!

O Manuel Machado é aquele cretino que põe o Nacional a correr loucamente nos jogos contra o Benfica, que reclama sempre contra as arbitragens dos jogos com o Benfica, e que nos jogos com o CRAC põe canções de embalar quando está a dar a táctica aos jogadores.

O Jorge-Pisa-o-Weah-Costa, o Nuno-Somos-Porto-Espírito-Santo, o Pedro Emanuel e o Sérgio Conceição são quatro meninos bonitos, carago.

Está tudo bem, tudo normal, no futebol português.

P.S.
E há mais à espreita: Costinha e Domingos!

Estão a imaginar, termos na primeira liga em 2013/2014:
Jorge Costa
Costinha
Nuno Espírito Santo
Pedro Emanuel
Sérgio Conceição
Domingos Paciência
Jesualdo Ferreira
Manuel Machado
Seriam 16 jogos do campeonato (fora/casa) em que o Porto teria amigos do peito a treinar a equipa "adversária". Beleza! 


HIPÓTESE 1: A Fernanda anda a exigir muitas prendinhas ao gerente da caixa! HIPÓTESE 2: O Hugo Miguel Xistra Cosme Soares Dias Baptista come muita fruta tropical? HIPÓTESE 3: O Viagra deixou de ser comparticipado?


Reformulando: Aos iluminados que criticam tudo o que LFV faz / diz / respira

Será que vocês sabem se o que o LFV diz em público é para ser ouvido no sentido literal?

Será que vocês acham que aquilo que é feito nos bastidores para combater a corrupção tem de ser anunciado em relatório aos benfiquistas?

Será que vocês acham que é fácil combater a corrupção num país em que as leis não são iguais para todos?

Será que vocês acham que é fácil combater a corrupção num país em que o escândalo do BPN ainda não deu origem a nenhuma prisão efectiva?

Será que vocês acham que é fácil combater a corrupção num país em que o caso Tagus Park, e o caso Freeport, e tantos outros casos acabaram por parir um rato?

Será que vocês acham que é fácil combater a corrupção quando o OliveiraTV obtem empréstimos avultados para comprar empresas, vende as empresas e depois acaba por não pagar tudo o que devia?

Será que vocês acham que é fácil combater a corrupção quando se sabe que magistrados decidem julgamentos em favor do FCP, pedindo em troca bilhetes para verem jogos da Champions?

Será que vocês acham que é fácil decidir tudo bem, dizer tudo bem, num meio tão enviesado como é o futebol português?

Quantos campeonatos o FCP teria ganho nos anos do LFV se não tivesse meios corruptos de assegurar sempre uma vantagem de uma dúzia de pontos para com o Benfica?
Lembram-se que até no ano do Quique Flores um mergulho do Lisandro Lopez pontuado pelo Proença permitiu ao FCP manter-se na liderança já na segunda volta?

Será coincidência que no ano em que estalou o apito dourado na imprensa, e no qual os árbitros tiveram todos MEDO de usar os PROCEDIMENTOS HABITUAIS o Benfica ganhou o campeonato, mesmo jogando um futebol pouco vistoso, com um plantel ainda muito limitado?

E, perante tudo isto, o LFV é que é o PAROLO, LIMITADO e BURRO? Os benfiquistas que o elegeram é que são os IDIOTAS, IMBECIS, e vocês é que são os génios da lâmpada?!?

Por favor, preparem uma candidatura à presidência do Benfica. Eu voto em vocês, JURO!

É mais fácil criticar o Benfica do que fazer ALGUMA COISA pelo Benfica

Peço a todos os benfiquistas opositores a LFV, que acham que ele é uma merda andante, que se organizem, que procurem uma solução que o enfrente e lhe ganhe as próximas eleições. Limitarem-se a criticar LFV e a criticarem os benfiquistas que o elegeram é passarem um atestado de estupidez a esses mesmo benfiquistas.

Se os acérrimos opositores ao LFV acham que ele é tão escandalosamente mau e danoso para o Benfica, e se consideram que é fácil substituí-lo e fazer melhor, então assinem um atestado de inteligência e responsabilidade a vós próprios, e façam algo de mais concreto pelo Benfica.

Peço a todos os benfiquistas que consideram que existe alguém capaz de fazer melhor neste momento, que se candidatem, que apontem nomes, que concebam projectos.

Peço a esses benfiquistas que digam como é que o Benfica, mesmo com esta corrupção escandalosa que lhe tira tantos pontos todas as épocas, conseguirá ganhar facilmente nas próximas épocas, mesmo tendo em conta que o Porto em três anos tem duas ou três derrotas no campeonato, caso único na Europa, e que só demonstra como a corrupção está mais forte que nunca.

Peço também a todos esses benfiquistas que me digam se o "apoio inequívoco" foi literal, ou se foi uma ironia, ou se foi uma estratégia não comunicada ao público porque não tinha de ser assim.
Digam-me, por favor, se o presidente LFV é obrigado a anunciar em público tudo o que faz de forma privada para defender os interesses do Benfica. Digam-me se ele tem ou não o direito de dizer uma coisa publicamente, com uma estratégia que ele sabe qual é, e ao mesmo tempo dizer outras coisas privadamente aos agentes corruptos deste Portugal.

Peço também que me digam como é que se combate facilmente a corrupção no futebol de forma tão fácil, sabendo que o GENERAL MÁXIMO é repetidamente recebido no parlamento como chefe genial de um clube desportivo.
Como é que se combate facilmente a corrupção no futebol no mesmo país em que esse GENERAL é avisado de que receberá visita da polícia, fugindo do país.
Como é que se combate facilmente a corrupção num país em que juízes aceitam decidir julgamentos em troca de bilhetes para ver o CRAC na Champions.
Como é que se combate facilmente a corrupção sabendo-se que se o presidente/treinador/dirigente do Benfica critica arbitragens e nomeações é MULTADO e PROIBIDO DE EXERCER FUNÇÕES durante semanas ou meses, enquanto o GENERAL MÁXIMO,aka,GERENTE DA CAIXA, bem como o Vitó podem falar, dizer o que bem querem, falar dos jogos dos adversários, dos árbitros dos adversários, e nunca nada acontece.

Gostava de saber como é que se combate facilmente a corrupção sabendo que:
- o Luisão empurrou involuntariamente um árbitro, que logo fez um enorme teatro e se atirou para o chão, sendo castigado durante meses, sem qualquer apoio da FPF;
- o Raul Meireles cuspiu VOLUNTARIAMENTE no árbitro, foi castigado com 11 jogos e logo a FPF veio apoiar o recurso que permitiu a redução do castigo para (apenas) 4 jogos!

Como é que se combate facilmente a corrupção sabendo que o OliveirinhaTV beneficiou de empréstimos bancários avultados para fazer as suas negociatas, e que quando se viu aflito vendeu algumas das suas empresas a angolanos sem pagar tudo o que devia.

Eu compreendo muitas críticas a LFV, algumas são muito justas, e eu próprio critico e criticarem muita coisa em LFV, e adorava ter acesso directo para lhe poder perguntar o que não consigo responder com a minha inteligência limitada.

Não concordo, nem nunca concordarei que se critique e se fale de fora como se fosse FÁCIL dirigir, presidir, treinar, decidir, num ambiente tão corrupto, tão podre, tão injusto, tão enviesado.

Porque se realmente é FÁCIL fazer melhor, se é evidente que o LFV só não faz melhor porque é um VENDIDO, ou porque é um LABREGO, ou porque é um PATO BRAVO, ou porque é um PORTISTA-SPORTINGUISTA disfarçado, então, por favor, arranjem alguém que corra com o LFV dali, porque os benfiquistas todos querem que o Benfica GANHE!

Até hoje o que vimos, nos últimos 20 e tal anos, foram Damásios, Azevedos, Carvalhos, Cristóvãos, Rangéis, e outros que tais, que não têm a mínima capacidade para fazerem metade do que o LFV fez.

Digam-me UMA pessoa interessante e interessada em presidir ao Benfica e em levar o Benfica a ganhar 75% de todos os títulos em que compete!

Se é tudo tão evidente, se é tudo tão fácil de mudar, então pois que se candidatem e MUDEM, por favor.

Se eu visse o Benfica a piorar, de ano para ano, compreendia.
Mas a verdade é que eu vejo o Benfica a melhorar, ano após ano.
Não ganhámos, ainda não estamos a ganhar, mas o que eu vejo é que nos últimos 4 anos, sem corrupção, teríamos ganho TRÊS campeonatos com todo o mérito!
Eu sei que o Benfica cometeu erros, sei que o LFV cometeu erros, o treinador JJ também cometeu. Mas, caramba, o CRAC não cometeu? Claro que sim. Só que os erros do Porto são amenizados e disfarçados com árbitros que não marcam penalties contra, com árbitros que marcam penalties a favor, com Mangalas e Moutinhos que podem distribuir porrada o jogo inteiro sem serem penalizados, com adversários amorfos e adormecidos sempre que o jogo é "contra" equipas de riscas azuis e brancas.
Sem essas ajudas todas, quanto teria ganho o CRAC nos últimos 5 anos?
Até no ano do Quique estivémos à frente do CRAC e perdemos essa liderança num mergulho do Lisandro premiado pelo Pedro Proença!!!
Desde que o LFV está no Benfica, o Benfica tem melhorado significativamente. Não é só na questão das infra-estruturas, é na qualidade dos plantéis, é no futebol jogado, é em tudo!
O que estariam a dizer agora os acérrimos críticos de tudo o que mexe no Benfica se o parolo de crista tem falhado aquele remate aos 92 minutos no estádio da corrupção? Em cada 10 remates daqueles, quantos entram? No meio dos erros que o Benfica cometeu nessa jogada, quanto azar foi preciso?!? (Apesar de eu achar que os erros desse lance eram evitáveis, e já falei sobre isso neste blog)
O que estariam a dizer agora esses acérrimos críticos se o Ivanovic não tem conseguido cabecear aquela bola de forma tão colocada no fim do jogo? Quantas vezes o Ivanovic consegue fazer aquilo?


Se é tão fácil combater a corrupção, começem a reunir imagens, informações, notícias, comentários, vídeos, que demonstrem como a corrupção é EVIDENTE, vergonhosa, escandalosa.

Façam pelo Benfica o que gostavam que o presidente fizesse, na medida das vossas possibilidades. Não chega só criticar. Se não querem apoiar o Fernando Gomes, organizem informação para demonstrar que ele está a mais, e que o futebol continua podre.
Não se limitem a criticar o presidente actual do Benfica, porque se calhar é o único que faz ALGUMA coisa para tentar vencer a merda que inunda o futebol português.
Façam pelo Benfica! Façam!

Mas há uma coisa que foi dita e é MUITO VERDADE: Entrevista do Rodrigo ao jornal A Bola hoje? LFV, porquê?

Vergonhoso. Incompreensível. Inaceitável.

Será que são a merda dos patrocínios que obrigam os jogadores do Benfica a darem x entrevistas aos jornais desportivos portugueses? Se são esses patrocínios, não há possibilidade de alterar o jornal ao qual se dá a entrevista? E se não dá, porquê?

É a única explicação que eu encontro para tamanha estupidez!


Será que ainda nesta era planetária algum árbitro vai assinalar dois penalties contra o CRAC no mesmo jogo, um deles por falta um metro fora da área, e outro por um defesa cortar de forma legal uma jogada tocando primeiro na bola?

... E isto, claro está, numa altura em que o campeonato esteja por decidir, sem que o CRAC já tenha 537 pontos de vantagem sobre o segundo classificado...

Porque no Académica-Benfica desta época, o Benfica perdeu o primeiro lugar nesse jogo, viu serem roubados dois pontos, e o árbitro Carlos Xistra ainda conseguiu que a nota que lhe foi atribuída fosse acima da média das notas atribuídas as árbitros portugueses.
(Claro que aos media e aos amigos dos ladrões, só interessa falar da nota do Capela, para lançar poeira sobre o mérito que o Benfica estava a ter na liderança do Campeonato.)






No jogo contra o Estoril: Era aos 20 minutos de jogo, o Lima a mergulhar fora da área como o James, e o Paulo Baptista a marcar penalty a favor do Benfica e a expulsar o Steven Vitória tal como o Hugo Miguel expulsou o Ricardo.



... e eu queria ver o escarcéu que se faria por o Benfica ter ganho o jogo com um lance TÃO irregular!

... durante quantas décadas se falaria disso?

... e ao árbitro, o que acontecia? Matavam-no? Irradiavam-no?

... e as capas dos jornais no dia seguinte?


No entretanto, o CRAC continua a fazer MUITO BEM o seu trabalho de dar dinheiro aos clubes portugueses "que merecem" contratando jogadores em Portugal para depois os (re)distribuir a seu bel-prazer aos clubes que mais "merecem" também...

Quantos clubes já ficam a dever favores ao CRAC para a próxima época?

Quantos clubes jogarão mansos "contra" o CRAC na próxima época?

Quantos clubes dependem (praticamente) exclusivamente do dinheiro do OliveirinhaTV e destas "ajudas" do CRAC?

Como se espera que os clubes portugueses deixem de ser submissos ao CRAC, se eles dependem do CRAC e do seu sócio OliveirinhaTV para sobreviver?

Como não hão-de eles ser mansos e obedientes se sabem que é isso que os mantém na primeira e na segunda liga, a receber dinheiro e a sobreviver?


E se o presidente LFV não renovasse o contrato com o JJ e se demitisse por ter falhado o objectivo de ganhar títulos?

... haveria mais benfiquistas felizes e confiantes de que o Benfica iria finalmente entrar no "bom caminho"?

Aos Iluminados do Ontem e do Hoje: Preparem uma Lista Concorrente às Próximas Eleições do Benfica

No cimo da vossa genialidade e da vossa sapiência, adorava que fossem já preparando uma lista para concorrerem às próximas eleições do Benfica.

Se vocês sabem tão bem...

... como é que se destrói, de forma certeira, correcta e definitiva, uma Máfia instalada há 30 anos e sem a qual o C.R.A.C. não teria ganho pelo menos metade dos campeonatos que ganhou no decorrer desse período...
- máfia esta que tem a complacência de políticos, magistrados e intelectuais reputados da esfera social portuguesa, que bajulam os que corrompem, que protegem os que são corrompidos, que aceitam que as leis não sejam iguais para todos, e que gozam com todos os que se revoltam, ignorando todas as histórias que provam irrefutavelmente o pagamento de putas a árbitros; o pagamento de viagens; a entrega de dinheiro; o controlo das nomeações de árbitros; o controlo da pontuação dada aos árbitros pelos observadores; o controlo de todas as instâncias que dominam o futebol português; a ligação do C.R.A.C. ao único empresário que até hoje comandou os destinos das transmissões televisas de futebol; a ligação do C.R.A.C. ao maior empresário do futebol português e mundial; a compra generalizada de favores, a tudo o que mexe;
- máfia que conta com o alto patrocínio dos media, que branqueiam todas as incongruências, todas as iniquidades, e que se abraçam ao tempo para fazer esquecer as decisões de árbitros (bem como do Conselho de Justiça e de Disciplina da FPF) que, ano após ano custam mais de 12 pontos ao Benfica (seja prejudicando directamente o Benfica, seja beneficiando o C.R.A.C.);
máfia esta ajudada pelo enorme séquito de AntiBenfiquistas jornalistas, comentadores, opinadores, paineleiros, que LOUVAM e VIBRAM com todas as vitórias do C.R.A.C., e que contaminam a opinião pública, incluindo muitos adeptos benfiquistas, que se deixam contagiar por ideias falaciosas, discutíveis e refutáveis, que só servem para enfatizar os êxitos desportivos do C.R.A.C., promovendo a paz colectiva do C.R.A.C. e, simultaneamente, a guerra permanente nos adeptos benfiquistas, que se esfalfam em argumentos pró e contra tudo o que se faz e decide no Benfica;
- máfia esta que se estende por todos os clubes da primeira e segunda ligas e, a contar pelo que se viu nas últimas escutas transmitidas pela CMTV chega ao ponto de o GENERAL MÁXIMO comprar um guarda-redes medíocre da 3 divisão para o pôr num clube da 2ªB, querendo que esse acto simpático seja mais tarde correspondido por um favor de um familiar do guarda-redes que é chefe da polícia. Percebendo-se que o GENERAL MÁXIMO sabe tudo o que se passa nos clubes portugueses, tem infiltrados presidentes, directores, treinadores, jogadores, domina a seu bel-prazer as estratégias de intimidação aos clubes que dificultam a vida ao C.R.A.C. e as estratégias de favorecimento aos clubes que se amansam ao defrontar o C.R.A.C..

Se vocês sabem tão bem como é que se destrói esta máfia, e como é que, consequentemente, podem começar a contar no início de cada época com menos 12 pontos de vantagem para o C.R.A.C, então por favor preparem mesmo uma lista para se candidatarem às próximas eleições do Sport Lisboa e Benfica!
É que se o fizerem, garanto-vos, vão beneficiar da glória de poderem ser campeões mesmo se tiverem um treinador que comete erros, que diz coisas erradas, que toma decisões erradas.  E vos garanto, nem precisam de ter um plantel tão bom como o que o Benfica tem actualmente. Porque se o C.R.A.C com corrupção consegue ganhar campeonatos com  Jankos e Kelvins, vocês até podem entrar em campo, que mesmo estúpidos que nem uma porta, farão a melhor desmarcação possível, a isolar o magricela que jogou convosco na rua de trás do vosso bairro.

Candidatem-se, façam melhor do que o LFV tem feito e o povo irá beijar-vos os pés. 
É que se eu concordo que LFV tem falhado muito, em muitas coisas, também não tenho dúvidas que tendo em consideração o lodo em que o futebol português assenta, difícil é conseguir épocas perfeitas. Por só em épocas perfeitas é que qualquer clube que não o C.R.A.C. consegue ser campeão.

Fácil é ter confiança e tomar as decisões certas quando se sabe que a qualquer minuto surgirá um Hugo Miguel pronto a pontuar um mergulho do James no Slash, também conhecido por Estádio da Mata Real, que fica ali para os lados de Carnaxide. Ou será em Paços de Ferreira? Estou um bocado confuso. 

E apesar de tudo o acima exposto, concordo que o LFV não tem já muita margem de manobra. Concordo que o tempo dele, enquanto presidente que não consegue impôr o Benfica como campeão está a chegar ao fim. Ou começa a ganhar, ou por mais que os adeptos adorem tudo o que tem feito, a frustração de ver o Benfica sem as quinas na camisola vai ser superior à gratidão por aquilo que já fez no Benfica.

Se o LFV nos anda a enganar a todos, se é um portista/sportinguista que decidiu presidir ao Benfica para melhorar os seus negócios, então POR FAVOR, vós iluminados do Ontem e do Hoje, de velhas ou de novas gerações, resgatem algures BENFIQUISTAS COMPETENTES que possam tornar o Benfica num BENFICA VENCEDOR. Os meus quatro filhos agradecem.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

O exemplo do caso Bayern e Neymar: O Presidente manda mais que o treinador e TEM a última palavra nas decisões

Esta observação é uma mera repetição de uma referência que vi na página de Facebook A Nossa Mística (blog):

Guardiola pediu ao presidente do Bayern a contratação do brasileiro Neymar (notícia aqui).
O presidente do Bayern entendeu que os brasileiros jovens costumam ter muitas dificuldades de adaptação na Alemanha, pelo que entendeu recusar essa contratação. Em vez disso, contrataram Goetze ao Dortmund, por ser um jogador de excelente qualidade com características aproximadas, já adaptado ao futebol alemão.

E é isto: um treinador que dá liberdade q.b. ao treinador, mas que não se inibe de mandar e decidir, procurando proporcionar ao treinador aquilo que ele pretende, sem que seja o treinador a pôr e dispôr sem qualquer interferência.

Se LFV fosse capaz disto, JJ tinha sido campeão 3 vezes nos últimos 4 anos.

O que LFV tem para anunciar nos próximos tempos

O que LFV tem para anunciar nos próximos tempos:

- Renovação de Jorge Jesus;

- Novas camisolas para a época 2013/2014;

- Reforços Djuricic e Sulemanji (contratados há mais de três meses) e outros;

- Renovação com Adidas (mais que provável) ou nova marca;

- Nova publicidade nas camisolas;

- Condições de comercialização da BenficaTV incluindo os jogos do Benfica em casa e a Liga Inglesa;


Há, portanto, muita coisa para anunciar. Muitas boas medidas, é certo, muita injecção de esperança e demagogia, também é certo.

Oxalá o Departamento de Futebol seja fortalecido com um líder nato, capaz de ajudar treinador e jogadores a serem melhores que nunca.

JJ vai ficar

JJ vai ficar.

Se fosse para sair, o divórcio já tinha sido anunciado.
LFV está a deixar assentar a poeira, está a tentar que o tempo apague a REVOLTA dos benfiquistas.
É uma estratégia usada por muita gente. Nada como o tempo para suavizar a dor de quem sente.

LFV voltará em breve, com um discurso preparado, a anunciar algumas mudanças, e a renovar a confiança em JJ.

JJ voltará com raiva e revolta de tudo o que aconteceu, e vai fazer por superar-se.

LFV e toda a direcção percebem que já não têm margem para continuar a perder no futebol: ou o Benfica ganha no próximo ano ou o próprio LFV (e toda a sua tropa de directores bem pagos) vai ser corrida do Benfica pelos sócios.
Já nenhum benfiquista vai aguentar e aceitar um 2013/2014 sem sucesso desportivo inequívoco.
A margem de tolerância para as derrotas é ZERO.

Espero e desejo que LFV tenha juízo. Que saiba promover uma liderança forte no futebol do Benfica, com uma ajuda a JJ, com uma melhoria clara na comunicação, e na luta mais inteligente contra a corrupção.


quarta-feira, 29 de maio de 2013

Quem é do Benfica não gosta do Porto.

Quem é do Benfica...

... recusa-se a jogar num antro de corrupção, putedo, batotice e mentira.

Quem é do Benfica, verdadeiramente do Benfica, não vestiria aquele pijama.

Ao contrário de alguns benfiquistas, eu nunca conseguiria experimentar uma vestimenta daquelas, nem na brincadeira.

Fernandos Santos, Jesualdos Ferreiras, e outros que tais, nunca se poderão honrar de serem benfiquistas, muito menos benfiquistas limpos. Ser Benfiquista e ser também amigo do Pinto da Costa é a mesma coisa que ser padre e ter uma casa de putas.

(E não me falem de Searas, se faz favor, senão vomito-me.)

É por isso que me vai fazer sempre MUITA confusão ter dirigentes (e até treinadores) sportinguistas ou portistas no Benfica. Porque me custa a acreditar que não existam benfiquistas tão ou mais competentes para as mesmas funções. (Não haverá por aí um mestre da táctica mesmo benfiquista?)
E digo o mesmo sobre os jogadores... mais vale um mercenário argentino, paraguaio ou sérvio, que um lagarto aziado que esteja contente no Benfica só para ter o ordenado em dia, ou um andrupto que só esteja à espera da primeira oportunidade de se mudar para a cedofeita para contar tudo o que sabe.


É por isso é que o clube corrupto ganha mais vezes. Porque o medo de perder com o Benfica é sublimado pelo ódio, que lhes dá uma extra de energia para querer ganhar.

Existem benfiquistas muito liberais, muito pouco capazes de odiar. Eu odeio o Porto. Sou um benfiquista radical. Quando nascer outra vez, vou esforçar-me mais para ser jogador de futebol no Benfica. Quererei ir ao Dragão muitas vezes, GANHAR-LHES, e cuspir-lhes na relva.


Jornalismo de sarjeta azul esverdeada #1



O jornal A Bola é tão anti-benfiquista, tão faccioso e tão danoso ao Benfica, quanto o Reco-Reco.

Senão, verifique-se a especulação que já alimentaram hoje:
- Benfica pode querer Laudrup;
- Benfica pode querer Miroslav Djukic;
- Besiktas pode querer Jorge Jesus;
- Manuel José diz que Benfica está falido psicologicamente.

Sobre a renovação do GRANDE VITÓ BI-CAMPEÃO?
Nem uma notíciazinha, nem uma especulaçãozinha, nada.

O Reco-Reco:
Dá voz ao excelso Jaime Antunes, essa figura de proa do benfiquismo.
- Sabe a opinião da "maioria da Sad".


REFLEXÃO:
Isto é SÓ HOJE.
Agora é imaginar o efeito danoso destas especulações e intrigas sobre os treinadores e jogadores do Benfica, bem como o facto de constituir um autêntico e danoso condicionamento psicológico para tantos benfiquistas menos esclarecidos, que muitas vezes alinham no discurso de massas, veiculado nos media, sem o analisarem criticamente.

Clubes portugueses só deixarão de ser corrompidos quando puderem SOBREVIVER e EXISTIR financeiramente sem os subornos azuis

Escrevi, num post anterior, um texto com o título "COMO COMBATER O POLVO".


Nesse post afirmei e reafirmo:
Uma das medidas essenciais de um BENFICA VENCEDOR é conseguir libertar os clubes portugueses (pelo menos a esmagadora maioria deles) do domínio corrupto do FCP.

Daí o título deste post: clubes portugueses só deixarão de ser corrompidos quando puderem SOBREVIVER e EXISTIR financeiramente sem os subornos azuis.

Vejo na blogosfera benfiquista, com muita pertinência, o facto de o FCP ter "pago favores" a Estoril (contratando Licá e Carlos Eduardo), ao Paços (com a utilização do Estádio do Dragão na pré-eliminatória da Champions, sabendo que tem o Estádio do Braga à mesma distância 31KM, ou o Estádio do Guimarães a 40KM), e ainda com a contratação de dois jogadores ao Guimarães.

Pois bem, mas não é da competência da Presidência e da Direcção de Futebol do Benfica contribuir para a sobrevivência dos clubes portugueses de forma limpa?
Não pode o Benfica contratar um bom lateral a um clube português, mesmo que não seja para ser titular, para ir para o banco? Não haverá em Portugal um trinco capaz de substituir Matic em meia dúzia de jogos importantes, mais os da Taça da Liga, por exemplo?
De certeza que existe, mas não parece ser essa a opção do Benfica. Não sei porquê, talvez eles saibam algo que eu não sei.

O que sei é que se os clubes vivem permanentemente à beira da falência, a consequência é estarem mais susceptíveis a quem os quiser corromper.
"É preciso que o Benfica encabeçe um movimento de sustentabilidade do futebol português, que permita que os clubes sobrevivam sem ser à custa dos "amigos secretos" que vão mantendo os clubes à tona à custa de favores, como penalties fora da área, jogadores adormecidos em campo, etc, etc.
O Benfica tem de perceber que o Pinto da Costa e o Porto têm todo o poder que têm porque conseguiram PERCEBER o estado do futebol português e a forma como puderam mexer os cordelinhos para se aproveitarem de todas as fragilidades de TODOS os clubes.
O Benfica pode fazer algo aprendendo com isso: não é corromper os clubes, não é ameaçar os clubes, é usar o seu poder e a sua grandeza para criar mecanismos de sustentabilidade dos clubes, sem necessitarem de Oliveirinhas e de outros que tais.
E o Benfica pode, tal como o Pinto da Costa pôde, espalhar benfiquistas pela direcção de vários clubes. O Belenenses tem agora um presidente assumidamente fanático do FCP... será por acaso que conseguiram classificar-se para a primeira liga com tanta antecedência, com uma equipa tão fantástica? O FCP já sabe que para o ano tem um forte parceiro em Lisboa, que vai ajudar a controlar a Associação de Futebol de Lisboa...
Isto não são manias da perseguição, isto são FACTOS.
Se o Pinto da Costa até um guarda-redes da terceira divisão comprou para pôr na segunda B, de forma a conseguir eventuais favores de um familiar que era chefe da polícia... imagine-se o que o Pinto da Costa não fez já em todos os clubes da primeira e da segunda liga!
Por isso, o Benfica não pode viver fechado em si mesmo. O Benfica tem de se abrir à sustentabilidade do futebol português, ou então estará sempre sujeito a que os corruptos subornem, e quanto maior for a crise, menos dinheiro os corruptos precisarão para subornar todos, de árbitros a clubes, jogadores, etc.
E porque é que o Hélder Cristóvão não pode ser dirigente no Estoril, onde jogou?
E porque é que o Vitor Paneira não pode ter um papel no Guimarães?
Porque é que tem de ser o Porto a ter espiões e informadores e directores espalhados por toda a primeira e segunda liga, ao ponto de anunciar contratações que ainda nem foram anunciadas pelos próprios clubes?!?"

O que vemos é o Porto atento, a ajudar vários clubes, a comprar e a emprestar a vários clubes, a manter ligação com esses clubes.
Como se espera que depois esses clubes não amaciem quando jogam contra o FCP?
E como se espera que esses clubes não se esfalfem a jogar contra o Benfica, vendo que do Benfica não conseguem qualquer apoio?
E como é que nos surpreendemos se depois esses clubes contratam treinadores ou dirigentes afectos ao FCP?!? Pois claro, palavra puxa palavra, gratidão puxa gratidão, e o enredo fica feito.

Aqui não se trata de corromper, mas sim de ser razoável, e de perceber que a dimensão e o poder do Benfica têm também de servir para tirar os clubes do sufoco financeiro que os leva a ficarem dependentes do Oliveirinha e do resto.

Carlos Daniel, José Eduardo Moniz, Rui Gomes da Silva



Três pessoas que DEVIAM estar envolvidas no FUTEBOL DO BENFICA e na GESTÃO DA COMUNICAÇÃO e IMAGEM do FUTEBOL DO BENFICA, e que ajudariam qualquer treinador a superar-se e a ganhar.

O tempo passa... e o que ecoa na minha cabeça é uma pergunta:

Se o presidente LFV e os seus directores (que o presidente tem a responsabilidade de nomear) tivessem feito o que lhes competia ao longo dos últimos 4 anos, o treinador JJ não teria sido campeão em pelo menos 3 desses anos?

Se JJ falhou,
se JJ cometeu erros,
se JJ disse disparates,
se JJ tem defeitos,
se JJ tem medo e toma decisões precipitadas e discutíveis nos momentos decisivos,
... a responsabilidade de ajudar o treinador a superar esses problemas é de quem manda ainda mais que o treinador.

Se o presidente e os directores não souberam e/ou não quiseram assumir a liderança a que o seu cargo obriga então foram eles, e não o treinador, os principais responsáveis por termos perdido os dois últimos campeonatos.

Se o presidente e os directores pensaram que bastava ter um grande treinador e compor plantéis de qualidade nos últimos 4 anos para ganhar, então falharam redondamente, porque para ganhar é preciso mais que isso.
É preciso combater a corrupção, quer com manobras não públicas (pressionando os agentes do futebol, obrigando-os a isenção e respeito ao Benfica), quer com manobras públicas, onde sejam mostrados todos os erros de arbitragem e justiça, toda a dualidade de critérios de arbitragem e justiça.
É preciso proteger os jogadores de críticas, de especulações jornalísticas, de comentadores e paineleiros tendenciosos.
É preciso motivar o treinador e jogadores para que eles sintam a capacidade e a coragem de GANHAR e de DERROTAR os adversários, nos momentos decisivos.
Os jogos contra os corruptos têm de ser uma guerra onde têm de dar tudo o que têm e não têm do primeiro segundo ao último segundo, porque o Benfica tem de ganhar os corruptos, tem de perder o estigma de perder com esses porcos.

O presidente e os directores têm de mostrar ao treinador e aos jogadores que são protegidos, em toda e qualquer circunstância, e sobretudo nos momentos de maior tensão.
É impensável que o presidente LFV se ausente num jogo decisivo como o do Estoril.
É impensável que o presidente LFV fale quando cheira a títulos, e fique calado após a derrota na Taça de Portugal.
O presidente LFV devia ter falado ao público e estado junto ao treinador e aos jogadores logo após a derrota no jogo do Dragão bem como logo após o jogo da Taça, tal como esteve logo após a derrota na Liga Europa.

Mas se o presidente LFV não consegue fazer melhor, a solução não é demitir-se e deixar o cargo à mercê de um qualquer Figueiredo, Carvalho, Antunes ou Pato Donald...
... a solução é saber delegar a função de liderança desportiva a quem PODE e SABE.

O Director do Futebol do Benfica tem de ser um líder nato, capaz de falar grosso aos jornalistas, aos decisores do futebol, e capaz também de ajudar o treinador a potenciar o que tem de bom e a amenizar o que tem de mal.

Porque o que podemos constatar é que JJ tem andado entregue completamente a si próprio:
- elogia árbitros;
- diz que confia em árbitros;
- fala em épocas brilhantes;
- auto-elogia-se por conseguir que o Benfica esteja nos momentos das decisões;
- chama a si os louros das vitórias enquanto divide a responsabilidade das derrotas por todos;
- grita aos jogadores;
- toma decisões difíceis de compreender (por exemplo, manter Emerson uma época inteira até estar tudo perdido, e só depois põe Capdevilla, para depois o dispensar);
- menospreza os êxitos passados do Benfica;
- ridiculariza os últimos anos do Benfica em público;
- isenta-se de criticar os clubes rivais;
- isenta-se de criticar as "manobras duvidosas";
- isenta-se de dizer que não vai para o Porto ou Sporting;
- isenta-se de acabar com especulações;

... e faz isso tudo porque está completamente sozinho a gerir a responsabilidade do futebol do Benfica, não é controlado ou não aceita o controlo por parte de ninguém, não tem filtros, não tem travões, e não tem quem o faça ver, que por melhor que seja nunca será MAIOR e MELHOR que o Benfica. Todos estes erros do treinador são causados pela falta de liderança, e essa culpa é do presidente e não do treinador!

... é para evitar erros tão disparatados que tem de existir um DIRECTOR DE FUTEBOL, acima do treinador, mas com o treinador, que o ajude e lhe indique o que TEM de dizer, o que PODE dizer, o que não PODE dizer, e que o faça ver que o BENFICA de hoje tem de ser o melhor de SEMPRE.

Mandar o JJ embora, ou deixá-lo ir embora, é não assumir a responsabilidade de muitos dos seus erros, que foram causados porque não existiu liderança vinda de cima.


O Pinto da Costa, com todos os defeitos que tem, mas é líder. Ali quem manda é ele, e ai de quem não fizer o que ele quer. Não há Anteros nem Reinaldos que mandem mais do que ele manda, ao contrário do que se diz por aí. Passam treinadores, passam jogadores, passam directores, mas a liderança é dele. É ele que dá o rumo. Pinto da Costa manda, e os treinadores e os jogadores que lá andam não fazem nada sem o controlo dele. Qd fazem, lixam-se à grande.

O Benfica precisa de um LÍDER DESPORTIVO.
ESSE É QUE É O PROBLEMA MAIOR, acima de quaisquer defeitos que qualquer treinador possa ter.
LFV não consegue delegar as funções num grande líder desportivo, provavelmente porque tem medo de perder o protagonismo e o controlo, porque tem medo de arriscar a ser ultrapassado por esse grande líder desportivo.
Os treinadores continuarão a passar, ganharão de vez em quando, mas o problema subsistirá, se não for encontrado um líder.

terça-feira, 28 de maio de 2013

Estou triste

Porque não há nenhuma razão que justifique um final de época tão desastroso nem uma situação como a que os benfiquistas estão a viver agora.

Se o Benfica tem hoje uma capacidade financeira muito superior ao que tinha há 10 anos,
se o Benfica tem hoje infra-estruturas que não tinha há 10 anos,
se o Benfica tem hoje jogadores que não tinha há 10 ano...

...PORQUE É QUE OS RESULTADOS SÃO IGUAIS AOS DE HÁ 10 ANOS?

E esperança que isto vá melhorar?

Abutres

Figueiredos e Ribeiros Cristóvãos, Carvalhos, Searas e outros que tais...  medíocres e oportunistas que tornam Luís Filipe Vieira tão imprescindível, apesar de todos os seus erros e defeitos.

Com José Veiga no Benfica a fazer o que LFV não sabe fazer, teríamos mais uns 4 campeonatos ganhos desde Trapattoni.

Tão expedito a falar quando cheira a títulos, LFV esconde-se no silêncio quando algo corre mal

Não é agora, nem é de agora, é sempre.

Quem é que protege os jogadores?
Quem é que protege o treinador?
Quem é que protege o clube?
Quem é que assume as responsabilidades?

A esta hora os jogadores estão a ver o Benfica ser achincalhado, estão a perceber a falta de liderança desportiva no nosso presidente LFV, estão a ver que mude ou não mude o treinador, as fraquezas do clube persistirão.

O departamento de futebol do Benfica está, de certeza, a ferro e fogo, sem qualquer consenso.

O presidente LFV tem medo que a renovação com JJ ponha em causa o seu mandato desportivo no caso de no próximo ano JJ voltar a falhar. LFV gosta muito mais de ter o seu poleiro, do que em ter um Benfica vencedor. 

Porque é que o presidente do Benfica nunca reage prontamente às situações em que urge haver liderança forte e comunicação decidida?

segunda-feira, 27 de maio de 2013

O fracasso do Jorge Jesus não é, nem de perto, nem de longe, maior que o fracasso do Luís Filipe Vieira

Os treinadores passam, o presidente fica, o "Benfica empresa" torna-se mais profissional, o BENFICA CLUBE está num caminho de sportinguização.

A essência do problema não está necessariamente nos treinadores.
Camacho, já com 21 anos de carreira enquanto treinador, só ganhou uma Taça de Portugal, mas só andou por clubes relativamente pequenos, no meio de tubarões com Barcelona, Real Madrid, Atlético Madrid, Valência... no Real Madrid falhou como falham muitos que por lá passam.
Quique Flores saiu do Benfica para ir ganhar uma Liga Europa com o Atlético de Madrid, e no início do ano seguinte conquistou a Supertaça Europeia.
Koeman já foi tricampeão na Holanda, ganhou uma Taça e duas Supertaças da Holanda, uma Supertaça em Portugal, e uma Taça do Rei, em Espanha.
Trappatonni tem um palmarés estratosférico, por isso nem se questiona.
Fernando Santos foi campeão no Porto, e embora seja um treinador respeitado, não conquistou mais títulos.

Jorge Jesus em quatro anos ganhou um campeonato e três taças da liga.

O problema reside, antes dos treinadores e dos jogadores, na Liderança Desportiva, que devia estar a cargo do Presidente e/ou de um Director Desportivo que tenham Poder, Legitimidade e Capacidade.

Luís Filipe Vieira, enquanto líder do clube, tem tido um percurso de gestão desportiva errático e pouco consistente.
Se nos primeiros anos se pode dar o desconto de "estar a aprender" e a recuperar o clube, nos últimos seis anos já não há desculpa, muito menos nos últimos quatro.
Teve mais do que tempo para aprender, e pelos vistos não quis.

Quique Flores
Quando contratou Quique, nem Luís Filipe Vieira nem Rui Costa tiveram a capacidade de liderar o clube para o objectivo essencial: GANHAR.
Se a Rui Costa se podia dar o desconto de estar a experimentar novas funções, a LFV já se exigia mais capacidade, uma vez que já tinha 5 anos de presidência de Benfica, mais o período em que entrou como director.
Quando veio para o Benfica, Quique foi recebido como um menino bonito e bonacheirão, adepto do 442 clássico, que vinha inovar no Benfica, e que logo conquistou uma "boa imprensa". Em vão.
Quique não demorou muito tempo a dizer que se o Benfica ficasse em segundo era bom, porque o ano anterior tinha sido pior que isso.
 O presidente e Rui Costa não souberam preparar com o treinador a comunicação, e com isso o Benfica já partiu em segundo, porque quem diz que ficar em segundo é bom, arrisca-se a ficar mesmo em segundo. E ficou!
(Ok, o Lisandro Lopez mergulhou e o Proença apitou, e o Benfica acabou por não passar para primeiro. Mas com isso já nós contamos sempre).

Jorge Jesus
Agora com Jesus, o presidente não soube preparar a comunicação do treinador.
Resultado da época seguinte, primeira de JJ:
- JJ começou com uma conferência de imprensa em que disse "vamos jogar o dobro". Não só jogaram o dobro, como jogaram o TRIPLO (ou mais?)! FORAM CAMPEÕES! (SIM, houve fruta, café com leite, e outros artifícios, mas não foi suficiente).
- No final da primeira época, campeonato ganho, foi cagança no expoente máximo, foram entrevistas a televisões e jornais, foram comentários nos jogos das selecções, foi um fartote.
- Na segunda época, tanta cagança só podia ter mau resultado. Perderam a supertaça, sem espinhas, para o Porto do desconhecido e inexperiente AVillasBoas, que com 33 anos. Nessa época, perdeu 5 a 0 no estádio do Dragão, numa das exibições mais miseráveis e medrosas do Benfica desde que tenho memória. Na Luz, voltou a perder, e aí ofereceu o título ao Porto, que festejou sem luz, mas com água. Na taça de Portugal nem a vitória fora por 2 a 0 evitou humilhação em casa contra o Porto.
- Na terceira época não conseguiu agarrar uma equipa que chegou a ter 5 pontos de vantagem, e que chegou a estar a ganhar 2 a 1 ao Porto em casa, a poucas jornadas do fim do campeonato. Os erros do costume, mais a corrupção do costume, ditaram-lhe novamente um mau fim.
- Esta época, com afirmações como "aconteça o que acontecer, a época será brilhante", ou "para ganharmos temos de estar nas decisões", deram no que deram.

ONDE ANDOU O PRESIDENTE?

No que evoluíu ele ao longo destes anos?
No que melhorou o Benfica a mentalizar jogadores e treinadores?
No que melhorou o Benfica no combate à corrupção?
No melhorou o Benfica a controlar e preparar discursos públicos do treinador e do próprio presidente, quer no que concerne ao conteúdo, quer no que diz respeito ao timing?
NADA, o Benfica não melhorou nada.
Jesus foi tudo o que é, sem qualquer filtro, sem qualquer controlo, no seu melhor e no seu pior.
Jesus bem dirigo, bem controlado, e bem "amestrado", teria ganho pelo 3 campeonatos em 4 anos.

Por isso, dizer-se que o JJ falhou e que tem de sair... percebo. Mas continuo a dizer, inequivocamente, que se JJ sai, LFV tb tem de sair.

O fracasso do Jorge Jesus não é, nem de perto, nem de longe, maior que o fracasso do Luís Filipe Vieira.


P.S. Se o Porto tivesse disputado a taça, jogado o que o Benfica jogou, e perdido como o Benfica perdeu, o que aconteceria:
- treinador e PRESIDENTE viriam a público, IMEDIATAMENTE após o jogo, CRITICAR / PRESSIONAR / SENTENCIAR o árbitro e o fiscal de linha por terem perdido com um golo "em claro fora de jogo", um "escândalo inaceitável e inacreditável", seria a puta da loucura.
Depois, em privado, Pinto da Costa daria uma coça brutal a todos, treinador e jogadores, dando-lhes como alternativa: vitórias com empenho e qualidade máximas ou a porta de saída.
É isso, para além da corrupção, que faz a diferença entre um presidente-de-um-clube-ganhador e um presidente-de-uma-marca-desportiva-que-por-acaso-também-é-um-clube.

Jesus - Outros erros típicos (Em actualização)

Cita o Coluna D'Águias Gloriosas:
 
"Em 4 épocas faz um trabalho reconhecido mas nos momentos decisivos falha sempre. Utiliza de forma sistemática durante a época uma equipa base e nos momentos decisivos faz mudanças, algumas delas nunca testadas e com resultados desastrosos."

1-
Primeiro erro típico: Mudanças não suficientemente testadas em momentos decisivos

Que grande citação, da qual sublinho um aspecto: Jorge Jesus é rígido nos 12 a 14 jogadores que servem de base ao longo de toda a época, e depois, nos jogos mais difíceis e decisivos, faz mudanças pouco ou nada testadas, que têm tido resultados desastrosos.

Pôs David Luiz a defesa esquerdo contra o Porto (perdemos 5 a 0, e a meio do jogo desistiu da opção e recuou Coentrão para lateral-esquerdo) e contra o Liverpool (perdemos 4 a 1, segundo me recordo).
 

Pôs Roderick a trinco contra o Braga (perdemos nos penalties e fizemos um jogo desgraçado) e contra o Porto (perdemos 2 a 1).

Pôs Gaitan a defesa-esquerdo contra o Chelsea e contra o Porto.

Pôs André Almeida a defesa-esquerdo em muitos jogos decisivos desta época, nuns com sucesso (Chelsea, porque não comprometeu), e noutros desastrosamente (ontem, contra o Guimarães, em que foi o pior em campo). Melgarejo desapareceu.

2-
Segundo erro típico: 
2.1. Teimar em jogadores que não servem:  
Exemplos:
- César Peixoto a defesa esquerdo e a médio esquerdo na segunda época;

- Emerson a defesa esquerdo na terceira época;
Nunca experimentar no jogo alguns jogadores ou desistir de alguns que até prometeram
:

- Airton não seriam uma melhor segunda opção para trinco, em vez de Roderick?
- Miguel Rosa não teria merecido uma oportunidade esta época, testado em jogos da Taça da Liga, e em alguns jogos já resolvidos do campeonato? (Visto que pelos vistos Aimar e Carlos Martins passaram ao lado da época)

JJ também falha na componente táctica e estratégica (e reincide nos erros) - Exemplo 2


90minutos31segundos:
Faltavam 3h30m para acabar o jogo, o Benfica acabaria a penúltima jornada com um ponto de avanço sobre o FCP, recebendo o Moreirense em casa, a precisar de ganhar para tentar desesperadamente a manutenção.
O Benfica beneficiava de um lançamento lateral à esquerda.
Qual a opção estratégica e táctica? Precaver a transição defensiva? Assegurar superioridade numérica na defesa? Isso é para os fraquinhos.
O nosso mestre da táctica deixou que OITO jogadores do Benfica estivessem no meio campo do Porto (todos se vêem na imagem), cinco deles ficariam facilmente fora de um contra ataque rápido como viria a suceder.
 90minutos42segundos:
A bola já estava perdida. Quatro jogadores do Benfica ficavam irremediavelmente para trás.
Quatro jogadores colocados a meio campo, capazes de assegurar a transição defensiva em superioridade numérica se tivessem sprintado e ocupado posições defensivas mais conservadoras.
Fora da imagem estavam dois defesas do Benfica. Um deles sairia para tentar cortar o lance de cabeça.
 90minutos43segundos:
Um momento em que vemos cinco jogadores do Benfica para dois do Porto.
Se pelo menos estes cinco se tivessem recolocado bem, o Benfica aumentaria exponencialmente as suas possibilidades de ganhar o campeonato. Mas infelizmente nenhum deles acreditou que aquela jogada podia ser realmente perigosa.

90minutos44segundos:
O que vemos aqui:
Dois segundos antes, na segunda imagem deste post, vemos 6 jogadores do Benfica contra 2 do Porto.
Dois segundos depois vemos 6 do Benfica contra 6 do Porto.
Se a partir daqui as decisões tivessem sido correctas, a situação ainda podia ter sido remediada.
MAS, se o mestre da táctica tivesse evitado estas correrias loucas para a transição defensiva, depois de um jogo tão intenso, provavelmente a simples colocação mais conservadora dos jogadores do Benfica teria sido suficiente para evitar o perigo de contra-ataque.

 90minutos47segundos:
Três defesas do Benfica contra dois avançados do Porto.
Dois médios centros contra um médio centro do Porto.
Um médio do Porto isolado, no círculo do meio campo: nem mais nem menos do que Kelvin, aquele que viria a sentenciar o campeonato do Benfica.
Os três jogadores do Benfica mais adiantados na imagem podiam ter recuado mais rápido e assumido posições mais conservadoras, um deles a sair logo em pressão ao Kelvin, se necessário, fazendo falta. Não aconteceu.
Importante sublinhar: Seis segundos depois de ter perdido a bola, o Benfica tinha 3 jogadores que simplesmente não recuaram para defender. Além disso, três dos médios não desceram ao ponto de ficar atrás da linha da bola. Só seis jogadores atrás da linha da bola.
O contraste com o Porto: no início do lance, no lançamento de linha lateral, o Porto defendia com 4 defesas, 4 médios, e um avançado a recuar. Só UM (!) jogador ficava mais adiantado.
O Porto estava  na eminência de perder o campeonato, faltavam 3minutos e meio, e mesmo assim assegurou 8 jogadores a defender, mais o guarda-redes, e um avançado antes do meio campo.
O Benfica, pelo contrário, permite um contra-ataque do Porto com cinco atrás da linha da bola, outros três que não recuperariam a tempo.
O Porto já tinha 6 ou 7 jogadores colocados para a transição ofensiva!
Eficiência do Porto, displicência do Benfica, estratégia desastrosa, risco desnecessário!
90minutos48segundos:
Já tinham passado 17 segundos desde a perda de bola no lançamento de linha lateral.
Em 17 segundos o Benfica não conseguiu pôr 4 defesas nas suas posições, mais dois médios centros à frente da defesa. É isto mestria táctica?!?

 90minutos50segundos:
Dois atacantes do Porto a pedirem a bola na profundidade.
O defesa esquerdo André Almeida tinha ido fazer o lançamento de linha lateral 19 segundos antes, não tinha recuperado, e nenhum jogador do Benfica assumiu a compensação defensiva.
Maxi, na direita, tinha-se adiantado para pressionar Kelvin, porque o Benfica não tinha nenhum médio perto para o poder fazer. Liedson preparava-se para encostar à esquerda, receber a bola, e tabelar com Kelvin, que ficaria com o centro livre.
Nenhum dos cincos jogadores do Benfica a meio fez ou conseguiria fazer sprint para assegurar as compensações defensivas.
O Porto tinha três atacantes, três médios, prontos a atacar. Mantinha QUATRO jogadores atrás.
 90minutos52segundos:
21segundos depois da perda da bola, dois defesas e seis médios do Benfica, dois deles atrasadíssimos a assistirem ao jogo a acontecer. Nem Matic, nem Roderick, nem outro foram compensar ao meio, após a saída de Maxi.
20 segundos eram mais do que suficientes para a transição defensiva de seis ou sete jogadores do Benfica! Desconcentração? Negligência? Estratégia ou táctica suicidas? Arrogância? Cagança? Soberba? Estupidez? Burrice? Cansaço? "LOL"
90minutos55segundos:
Repare-se na eficiência dos jogadores do Porto e na ineficiência dos jogadores do Benfica:
- seis jogadores do Porto a atacar, contra CINCO do Benfica a defender.
- três jogadores do Benfica que só participaram na jogada com os olhos (os três mais próximos do árbitro).

No fim da linha:
- pode-se dizer que Roderick podia ter encostado ao Kelvin, feito carga de ombro, em desespero de causa que fizesse falta;
- Artur estava suficientemente bem colocado para defender aquela bola cruzada, podia e devia ter feito muito melhor.

Mas...
...24 segundos não são suficientes para que 6 ou 7 jogadores do Benfica corressem 50 metros e assumissem posições defensivas mais adequadas?!?
... os mesmos 24 segundos que permitiram ao Porto transformar um lance em que colocaram 4defesas+4médios em colocação defensiva para defender um lançamento lateral, estando eles com o campeonato perdido a três minutos e meio do fim!




CONCLUSÃO:
- É azar do Benfica?
- É sorte do Porto?
- É desconcentração? É displicência?
- É estratégia e táctica suicida?
- Foi um vento que soprou forte demais?

JJ também falha na componente táctica e estratégica (e reincide nos erros) - Exemplo 1

 63minutos11segundos:
O Benfica a ganhar por 2 a 1, ficaria 5 pontos à frente do Porto.
Estando a ganhar, em vez de assegurar sempre superioridade numérica na defesa, o treinador permite, por sistema, seja com que adversário for, situações de transição defensiva deste tipo. Resultam contra equipas pequenas, em que os jogadores normalmente não são tão fortes a decidir (isto é, a marcar golo).
Vejamos:
Permite uma jogada de contra-ataque com 5 jogadores do Porto contra 5 do Benfica, sendo que:
- o quinto do Benfica estava mais atrasado (à direita em baixo na primeira imagem);
- nenhum dos jogadores do Benfica estava posicionado ao centro, ocupando um espaço que lhe permitisse pressionar o portador da bola (James, no círculo do meio campo).
63minutos12segundos:
O quinto jogador do Benfica está ainda muito longe de conseguir interferir na jogada. 
A partir daqui, o que fazer? Um central sair ao portador da bola e deixar o outro central com o avançado do Porto, tentando o lateral esquerdo e o lateral direito fechar no meio o mais depressa possível?
 63minutos13segundos:
Mais ou menos isso.
Luisão saiu ao portador da bola, os laterais fecharam ao centro, mas muito pouco. Se tivessem fechado mais, provavelmente o sucesso seria maior, no momento seguinte.
O quinto jogador defensivo do Benfica não conseguiu recuperar o suficiente para estar atrás da bola, enquanto o quinto jogador de ataque do Porto já estava pronto a participar no ataque. Momento decisivo, porque o Porto conseguiu assim a superioridade numérica já perto da área, com cinco contra quatro.
Se este quinto jogador do Benfica tivesse recuperado mais rápido, ficaria capaz de interceptar o passe para o quinto jogador do Porto ou, na pior das hipóteses, parar a jogada em falta.

 63minutos14segundos:
James já tabelou com o quinto jogador do Porto, que continuou sem oposição do quinto jogador do Benfica, que nunca conseguiu colocar-se em posição defensiva.
Luisão saiu a James, deixou-o passar ao quinto jogador do Porto. Neste momento, Luisão tinha de fazer falta ao James para remediar o problema. O segundo central, mais recuado não podia sair ao quinto jogador do Porto (agora com a bola, prestes a devolver a bola a James).
O lateral esquerdo do Benfica também falhou, porque se tivesse fechado mais ao meio, aproximando-se mais do central, talvez permitisse que o central mais recuado subisse e fizesse falta.

 63minutos55segundos:
Luisão ficou batido, não agarrou James.
Só neste momento o lateral esquerdo fez o que devia ter feito mais rápido: fechar ao meio (porque o extremo direito do porto nunca representaria o mesmo perigo eminente se comparado com um portador da bola à entrada da área).
Só neste momento o quinto jogador do Benfica consegue ficar atrás da linha da bola.
63minutos56segundos:
DESASTRE.
O remate saiu, golo do empate para o Porto.
Os extremos do Porto nunca fizeram mais do que manter as suas posições de abertura do campo, atrasando os laterais do Benfica, que hesitaram em fechar ao meio. Resultado: James, o avançado e o quinto atacante do Porto só tiveram, nas suas movimentações e na tabela, a oposição dos dois centrais do Benfica (2 contra 3).

Importante:
A participar nesta jogada, só o lateral-esquerdo tinha amarelo. Os restantes podiam arriscar a falta e o amarelo.

CONCLUSÃO:
Estando a ganhar ao Porto, desde o início da segunda parte, o Benfica respondeu a uma transição ofensiva do Porto com uma transição defensiva sempre em inferioridade numérica, que na prática foi de 4 defesas para 6 atacantes. O quinto do Benfica nunca conseguiu recuperar em tempo útil para interferir na transição defensiva.
Se por decisão estratégica e táctica o treinador do Benfica obrigasse os seus jogadores a assegurarem sempre a superioridade numérica na defesa (por exemplo, em vez de quatro jogadores atrás, serem 6), o Porto partiria para este contraataque com menos 70% de possibilidades de fazer golo.
A simples colocação de mais um jogador ao meio, à frente dos centrais, no início deste lance podia ter sido decisiva. Se a esse quinto elemento, se acrescentasse um sexto, pronto a acompanhar e travar a progressão do quinto atacante do Porto, seria muito difícil ao Porto ter marcado neste lance.

Estas cautelas defensivas que aqui proponho não são medo, são inteligência que falta, na minha opinião, ao mestre da táctica.
Porque uma coisa é estar empatado ou a perder, outra é estar a ganhar, e estar por isso com uma vantagem virtual de 5 pontos sobre o adversário.
Se defender com poucos é arte, como diz Jorge Jesus, conseguir atacar e criar perigo com poucos jogadores também é arte.
Por isso, estando a ganhar, com meia hora para se jogar, a equipa devia estar sempre resguardada com 5+1 jogadores prontos a defender, e a cortar lances de contra-ataque logo à nascença.

Este lance não vale só pelo jogo em que aconteceu. Este lance é a história do Benfica de Jorge Jesus.
Jogue com a Académica ou com o FCP, ou com o SCP, ou com outro adversário de maior valia, o Benfica arrisca transições defensivas em superioridade numérica, mesmo quando está a ganhar.

O Benfica não sabe atacar com poucos. Precisa de atacar com muitos para fazer perigo. E pelos vistos também não sabe defender com poucos, se os adversários for com maior valia.

Isto não tem nada a ver com "melhores jogadores", "melhor plantel", "melhor banco", "azar".

JJ também falha na componente táctica e estratégica (e reincide nos erros) - Prefácio

Comentário que deixei no O Gordo Vai à Baliza de memória e que vou melhorar com imagens nos dois posts seguintes.

Teses:
Jorge Jesus falha na componente táctica e estratégica.


1-
Se reparares, no jogo contra o FCP, aos 91 minutos de jogo, com três míseros minutos para jogar, e com o campeonato praticamente na mão, o Benfica beneficiou de um lançamento de linha lateral no meio campo do Porto.
Qual foi o posicionamento táctico dos jogadores do Benfica?
- Três jogadores a defender, contra três atacantes do Porto!!!!
- Dois médios distantes dos três defesas, e distantes dos dois médios do Porto, que construíram o lance pela esquerda do seu ataque sem encontrarem oposição.
- CINCO jogadores para tentarem receber e manter a posse de bola naquele momento, que falharam DESASTROSAMENTE!
CONCLUSÃO:
Foi uma falha táctica, e/ou estratégica, e ou desconcentração, porque naquele momento, apenas com três minutos para jogar, e com o campeonato na mão (porque estávamos dois pontos à frente do Porto), o treinador devia ter assegurado superioridade numérica na defesa, ou seja, quatro defesas para três atacantes, três médios para dois médios adversários, e apenas trÊs jogadores a "tratarem" do lancamento de linha lateral.

2-
O ANO PASSADO, jogo contra o Porto na luz:
Benfica estava a ganhar 2 a 1, ficaria com 5 pontos de vantagem sobre o Porto, porque estava dois à frente.
O que aconteceu?
O Benfica sofreu o 2 a 2 num contra-ataque, o James pegou na bola antes do meio campo e prosseguiu até à entrada da área, marcando golo num remate sem oposição. Nenhum jogador do Benfica chegou perto para obstruir, fazer falta ou tirar a bola ao James.
O Benfica não tinha superioridade numérica, estava completamente descompensado, contra uma equipa como o Porto, quanto estava em vantagem no marcador!

Tanto no 1 como no 2, a questão é táctica e estratégica, porque o Benfica tinha o campeonato na mão, e por isso devia estar preparado para cortar o mal (jogadas perigosas do adversário) pela raíz (no início da jogada, cortando a bola, ou fazendo falta, assegurando sempre superioridade numérica no momento de transição defensiva).

3-
No golo do Ivanovic, contra o Chelsea, o Benfica sofreu um golo numa jogada de canto ao segundo poste, que é uma das estratégias defensivas TÍPICAS do treinador JJ, e que foi explorada pelo Ivanovic/Chelsea, tal como já foi explorada por outros adversários.
JJ manteve, teimosamente, a sua decisão de hiperpovoar o primeiro posto, e de deixar o segundo poste dependente da boa movimentação de um defesa que vá ocupar esse espaço, se necessário.
O Ivanovic marca golos, é eficiente, e o Benfica não se soube precaver.


PORTANTO, os erros do treinador Jorge Jesus também são tácticos e também são estratégicos.

Defender bem com poucos é uma arte, mas em jogos contra equipas melhores (como é o Chelsea, o Porto, tb o Sporting, etc.), convém que NÃO SEJAM ASSIM TÃO POUCOS, e convém que estejam posicionados de forma a cortar as jogadas de perigo do adversário o mais depressa possível.
Os erros estratégicos deste ano, já aconteceram em anos anteriores. E nisso não houve evolução.

domingo, 26 de maio de 2013

Sobre o "salvar a época"

O Coluna D'Águias Gloriosas está CARREGADINHO DE RAZÃO.



Para uma equipa que tem ganho tão pouco nos últimos 20 anos, ter-se dito (Rui Costa e Jorge Jesus) que ganhar a taça não salvaria a época foi mais um triste episódio da desastrosa estratégia de comunicação e motivação do Benfica.

Para uma equipa que tem ganho tão pouco, nos últimos 20 anos, que já não ganha uma taça há 9 ou 10 anos, que em 20 anos ganhou tão poucos campeonatos, esta taça DEVIA TER SIDO encarada como A SALVAÇÃO DA ÉPOCA. Treinador, jogadores e dirigentes deviam ter feito uma preparação mental para GANHAR O MAIS CATEGORICAMENTE POSSÍVEL.

Em vez disso, mostraram que passar a segunda parte a defender o 1 a 0 era bom, como se o jogo estivesse resolvido.

Mais uma vez, incapacidade de gerir resultados curtos, falta de garra e agressividade, e erros individuais, custaram mais um título QUE DEVÍAMOS E PRECISÁVAMOS DE GANHAR.

Quando Rui Costa disse que "ganhar não salva a época", já estava a prever que o Benfica ganharia, mais ou menos facilmente, como se fosse dado adquirido. Sobranceria, arrogância, verdadeira e suicida maneira de achar que o Benfica ganha jogos só por vestir a camisola.

O Rui Costa está provavelmente FARTO do Jesus, provavelmente farto de muita coisa que sabe e que não pode dizer.
E o Rui Costa é, em muito, um benfiquista que no seu íntimo sente que ganhar uma taça não salva a época. Mas está enganado.

No Benfica, todos os títulos salvam as épocas, todos os títulos são para ganhar como se fossem aquilo que são: únicos e irrepetíveis. Cada taça em disputa tem de ser levantada por nós... mas só depois de ganharmos o jogo, de fazermos por isso, de sermos melhores, de nos entregarmos com corpo e alma. Algo que ontem, de facto, não aconteceu.


A taça de portugal não seria pouco importante, nem que tivéssemos ganho Campeonato e Liga Europa. Mas tendo nós perdido esses dois títulos, e ainda a Taça da Liga, ninguém jamais poderia dizer outra coisa senão: ganhar esta taça é fundamental, necessário, desejado e imprescindível.

Mais do que revoltar-me contra a época de JJ ou contra LFV, revolto-me contra toda a cagança e altivez de quem pouco ganhou em 4 anos (JJ), de quem pouco ganhou em 11 anos (LFV), de quem continua a achar que está tudo bem, de quem diz que a época foi brilhante sem se ganhar, de quem diz que este projecto desportivo tem de continuar (o de perder títulos todos os anos), de quem não luta violentamente e consistentemente para que a corrupção acabe e para que o Benfica deixe de sofrer golos em fora-de-jogo (que seria absolutamente marcado se a equipa a defrontar o Guimarães fosse o FCP).

A minha maior dor é não perceber como é que LFV será capaz de melhorar todos os erros catastróficos que têm permitido que um clube grande institucionalmente seja tão pequeno a nível de títulos.
A minha maior dor é não perceber como é que LFV conseguirá ser LÍDER, mostrando ao treinador (seja JJ, seja quem for), que tem de GANHAR, que ninguém está acima do clube, que ninguém pode ter medo de ganhar seja a que adversário for, e que ninguém se pode fartar de ganhar, porque o Benfica cresceu a ganhar e agora parece estar esquecido do seu ADN.

Assusta também perceber que desde Fernando Martins (que se amigou com Pinto da Costa, com os danos que todos conhecemos) estamos sujeitos a oportunistas, que eventualmente nem são tão benfiquistas quanto deviam, e que querem USAR o Benfica, e não SERVIR o Benfica, naquilo que é fundamental: GANHAR.

DEFENDER O BENFICA É GANHAR!


P.S. A maior parte do texto foi citação de um comentário meu num dos blogs que mais aprecio, Em Defesa do Benfica.

Decisões, Discursos e Responsabilidades

Mas como é que o treinador do Benfica ainda pode falar do facto de a equipa ter estado nas decisões?!?

Mas como é que o presidente do Benfica não se sente capaz de LIDERAR o Benfica e, consequentemente, controlar e planear o discurso do seu treinador?

Como é que é o treinador do Benfica não se digna a assumir que hoje o Benfica não fez o que tinha de fazer para ganhar?
Como é que o treinador do Benfica não assume responsabilidade por esta derrota? Mesmo que quisesse ter tido melhores jogadores, melhor banco, etc.?!?
Perante esta equipa do Guimarães, o treinador TINHA de fazer TUDO para a equipa ganhar!

Como é que é possível o presidente do Benfica não ter já falado e assumido, também, a sua responsabilidade?

Afirmo INEQUIVOCAMENTE

Se o Jorge Jesus não pode ficar no Benfica, o Luís Filipe Vieira também não pode.

Porque se é verdade que esta derrota é uma derrota do Jorge Jesus:
- porque não mentalizou suficientemente os jogadores para esta final;
- porque não mostrou ambição para marcar o segundo e o terceiro golos;
- porque não fez substituições correctas (tirar Cardoso sem jogo estar resolvido; pôs Aimar sem ritmo que falhou vários passes depois de estar a época toda sem jogar; etc.)

Esta também é uma derrota do Luís Filipe Vieira:
- porque nunca foi o líder que o Benfica precisa, a nível desportivo, no sentido de motivar e responsabilizar jogadores e, acima de tudo, o treinador;
- porque a forma como geriu o tema da renovação de Jorge Jesus é desastrosa;
- porque se assumiu que o Jorge Jesus é o seu treinador, e se assumiu que Jorge Jesus é o seu projecto desportivo, se Jorge Jesus sai, o falhanço redondo é também seu;
- porque a forma como permite que o treinador diga tudo o que quer, como quer, e que pense que está acima do Benfica, é lamentável;
- porque a forma como tem permitido que o Benfica não tenha defesas-laterais de nível superior várias épocas seguidas é lamentável, o mesmo se podendo dizer de médios centro para substituir Matic e Enzo (o Airton não podia ser um trinco para estar no banco, melhor que o Roderick?);
- porque a forma como tem gerido a comunicação do clube, durante tantos anos, nomeadamente na luta contra a corrupção instalada, é desastrosa.

Se um sair, têm de sair os dois.

Se ficarem, têm de assumir que falharam muito.

Se ficarem, têm de mudar muita coisa.

Se voltarem a perder, têm mesmo de sair.

O Benfica tem de ser vencedor. O presidente e o treinador do Benfica têm de conseguir títulos. Caso contrário, têm mesmo de sair.

Puseram-se a jeito, tanto um como outro, para serem gozados. Eu compreendo todo o gozo.
A margem de erro é nula.

Brilhante

Brilhante é nunca mais um treinador do SPORT LISBOA E BENFICA poder dizer

"Aconteça o que acontecer, esta época será brilhante."
  

"Fruta não é connosco, mas não somos bananas" - Frase lapidar para a posteridade


Se o presidente do SCP, o presidente do nosso SPORT LISBOA e BENFICA, e mais uns quantos presidentes da primeira liga, tivessem e mantivessem um discurso deste tipo, a vida dos corruptos seria bastante mais COMPLICADA.

Se os comentadores/jornalistas e principalmente os paineleiros afectos ao SCP, alinhassem num discurso de ataque corajoso e descomplexado à corrupção, nunca os comentadores/jornalistas/paineleiros dos corruptos teriam a capacidade de tornar mentiras descaradas em verdades oficiais.

O argumento de que o apito dourado já é história do passado e que por isso já não vale a pena falar do assunto é pura demagogia, pura estupidez, pura burrice.

NINGUÉM que tenha sido prejudicado por estes 30 anos de máfia azul pode deixar morrer uma verdade que existiu e continua a existir!
O Pinto da Costa e os seus 17 directores, mais os seus n empresários, x emissários, y espiões e z infiltrados continuam a actuar, a seu bel-prazer, de acordo com a máquina bem montada que os beneficia anualmente em (pelo menos) 12 pontos no campeonato.
 
Não obstante os erros que o Sport Lisboa e Benfica, quer na pessoa do seu presidente, directores, treinadores e jogadores, o clube corrupto não teria ganho metade dos títulos que ganhou. Muito menos teria a facilidade de chegar ao final de três épocas e poder gerir o esforço no campeonato para poder preparar as três finais europeias que jogou e ganhou.

O apito dourado não morreu. O que morreu foi um processo numa justiça também ela corrompida.
O apito dourado é uma história de corrupção com 30 anos, que continua viva, com muitos protagonistas em actividade, de árbitros, a dirigentes, ainda e sempre tendo como figura de proa o GENERAL MÁXIMO, also known as GERENTE DA CAIXA.

Tiro o meu chapéu ao presidente do SCP, Bruno de Carvalho, pelas suas palavras, desejando que prossiga, com coragem, este caminho. Espero que o presidente do SPORT LISBOA E BENFICA aproveite o balanço e faça o mesmo. SLB e SCP unidos contra a corrupção, desmantelam a máfia azul em meia dúzia de anos. O clube corrupto nunca aguentou e nunca aguentará a OPOSIÇÃO feroz dos dois mais clubes do País.

A fruta continua fresca e nós não podemos continuar a ser bananas.

sábado, 25 de maio de 2013

Era uma vez... o Estoril-Praia a jogar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões no Estádio da Luz

... um clube chamado Estoril-Praia, que perdeu no Estádio da Luz na penúltima jornada da Liga Sagres 2012/2013, por 2 a 0. Essa vitória viria então a dar o 33º título de campeão nacional ao SL Benfica.

O primeiro golo foi através da marcação de uma grande penalidade, executada por Cardoso. Nesse lance, Rodrigo terá sofrido (?) um ligeiríssimo toque um metro fora da área, aproveitando para mergulhar na relva confortável do Estádio da Luz, caindo já dentro da grande área. O árbitro não hesitou em marcar penalty e em expulsar o jogador do Estoril, Steven Vitória.

Nem o treinador do Estoril, nem o seu presidente, protestaram pela marcação do penalty e consequente expulsão.

Na jornada seguinte, o Estoril viria a ganhar o seu último jogo, conquistando pela primeira vez na história o acesso à pré-eliminatória da Liga dos Campeões.

Luís Filipe Vieira anunciou, numa entrevista sobre o Benfica, nega que o campeonato tenha sido sujinho, sujinho, sujinho, e afirma que o extremo Licá, do Estoril-Praia, irá transferir-se para o Braga.

Sabe-se hoje que o Estoril admite vir a jogar a pré-eliminatória da Liga dos Campeões no Estádio da Luz.


sexta-feira, 24 de maio de 2013

Como combater o polvo?

Comentário que deixei no blog O Belo Voar da Águia:


Não sei tudo sobre o COMO FAZER, mas sei algumas coisas sobre COMO NÃO FAZER.

E há coisas que me parecem evidentes:

1-
O nosso presidente LFV (que eu estimo em muitas coisas, e contra o qual nunca votei) não podia nem pode nunca apoiar inequivocamente corruptos. Mesmo que achasse que o Fernando Gomes era o MENOS HORRÍVEL de todos os que se estavam a candidatar à FPF, não devia ter dito que o apoiava, e muito menos dizer que o apoiava INEQUIVOCAMENTE.

2-
O nosso treinador não pode NUNCA elogiar árbitros ou arbitragens, nem antes nem depois dos jogos.
O nosso treinador, que para mim é o melhor que podíamos ter, não podia ter elogiado o Artur Soares Dias no Benfica-Braga da primeira jornada, depois de nos ter roubado um golo limpo.
O nosso treinador não podia dizer que o jogo contra o Sporting foi "limpinho" quando se viu que houve 3 ou 4 lances polémicos, e que em 1 ou 2 deles era mais que legítimo marcar-se penalty contra o Benfica.
O nosso treinador não podia dizer em nenhum jogo que tem a "máxima confiança na arbitragem de" fulano tal. Não se pode ter a máxima confiança em ninguém, muito menos num árbitro!

3-
Se organizaram uma conferência de imprensa após o jogo com o Marítimo, porque não organizaram noutras alturas em que REALMENTE deviam queixar-se?
Porque esperaram pelo final do jogo com o Marítimo? Foi por acharem que após o jogo com o Marítimo já estava tudo ganho? Se não foi, pareceu. E às vezes não basta ser, é preciso parecer.
Se era para falar, falavam logo após o Derby. Mas já agora, que tivesse falado também depois do Benfica-Braga, já para prevenir mais golos limpos anulados. Ou, CLARAMENTE, falavam após o académica-Benfica.
Porquê só depois do Marítimo-Benfica? Não percebo, não tem lógica alguma.

4-
A defesa do Benfica nos media não se pode resumir ao Rui Gomes da Silva. O Seara é um vendido, não é sequer benfiquista que se preze. O Gobern é benfiquista mas precisa de manter o poleiro, e já o fizeram ver que não pode esticar-se muito.
O Benfica precisa de pôr nos média bons defensores, pessoas que saibam falar, que saibam impôr-se, que não precisem de defender negócios com amigos portistas e sportinguistas, que queiram REALMENTE defender o Benfica com a paixão e com o afinco com que os corruptos fazem.
Os benfiquistas dos media não podem estar submissos ao poleiro. O presidente LFV que arranje algum dinheirinho para garantir que os benfiquistas que defendem o benfica na Comunicação Social podem REALMENTE defender o Benfica sem serem despedidos.
O presidente LFV que consiga, com a ajuda do director Moniz, apetrechar os media com VERDADEIROS E CORAJOSOS BENFIQUISTAS que façam verdadeira oposição às mentiras repetidas pelos portistas corruptos.
O presidente LFV que arranje algum benfiquista RICO que queira investir nos media como o Oliveirinha investe, mas não para beneficiar cegamente o Benfica, só para o proteger.
O presidente LFV que se assegurasse que o Ricardo Araújo Pereira e o José Diogo Quintela não tivessem sido censurados no jornal A BOLA... eram dos poucos que faziam oposição às mentiras descaradas do Miguel Sousa Tavares ou do actual candidado à CMP, Rui Moreira.

5-
O Benfica tem de ter verdadeiros benfiquistas na FPF e na LIGA. Não pode deixar que os Fernandos Gomes das facturas às putas agora vão arranjando espaço para a seguir irem para a UEFA prolongarem a máfia portista além fronteiras.
É preciso que verdadeiros benfiquistas ocupem lugares de chefia. E REITERO: não para prejudicar os outros, não para favorecer o Benfica, mas tão somente para o proteger da batotice sem vergonha.

6-
O presidente LFV que junte uns quantos benfiquistas que, sem terem de ganhar uma fortuna, organizem uma plataforma online sobre a corrupção. Onde sejam recolhidos e apresentados dados organizados, suspeições, etc. Plataforma essa que não precisa de ser oficial do SLB, para evitar problemas jurídicos ao clube, mas que seja uma verdadeira DEFESA do BEnfica.

7-
O Benfica não pode deixar que os clubes da primeira e da segunda liga estejam à beira da falência, à mercê da corrupção azul. É preciso que o Benfica encabeçe um movimento de sustentabilidade do futebol português, que permita que os clubes sobrevivam sem ser à custa dos "amigos secretos" que vão mantendo os clubes à tona à custa de favores, como penalties fora da área, jogadores adormecidos em campo, etc, etc.
O Benfica tem de perceber que o Pinto da Costa e o Porto têm todo o poder que têm porque conseguiram PERCEBER o estado do futebol português e a forma como puderam mexer os cordelinhos para se aproveitarem de todas as fragilidades de TODOS os clubes.
O Benfica pode fazer algo aprendendo com isso: não é corromper os clubes, não é ameaçar os clubes, é usar o seu poder e a sua grandeza para criar mecanismos de sustentabilidade dos clubes, sem necessitarem de Oliveirinhas e de outros que tais.
E o Benfica pode, tal como o Pinto da Costa pôde, espalhar benfiquistas pela direcção de vários clubes. O Belenenses tem agora um presidente assumidamente fanático do FCP... será por acaso que conseguiram classificar-se para a primeira liga com tanta antecedência, com uma equipa tão fantástica? O FCP já sabe que para o ano tem um forte parceiro em Lisboa, que vai ajudar a controlar a Associação de Futebol de Lisboa...
Isto não são manias da perseguição, isto são FACTOS.
Se o Pinto da Costa até um guarda-redes da terceira divisão comprou para pôr na segunda B, de forma a conseguir eventuais favores de um familiar que era chefe da polícia... imagine-se o que o Pinto da Costa não fez já em todos os clubes da primeira e da segunda liga!
Por isso, o Benfica não pode viver fechado em si mesmo. O Benfica tem de se abrir à sustentabilidade do futebol português, ou então estará sempre sujeito a que os corruptos subornem, e quanto maior for a crise, menos dinheiro os corruptos precisarão para subornar todos, de árbitros a clubes, jogadores, etc.
E porque é que o Hélder Cristóvão não pode ser dirigente no Estoril, onde jogou?
E porque é que o Vitor Paneira não pode ter um papel no Guimarães?
Porque é que tem de ser o Porto a ter espiões e informadores e directores espalhados por toda a primeira e segunda liga, ao ponto de anunciar contratações que ainda nem foram anunciadas pelos próprios clubes?!?

Há muita coisa a fazer.
Há muita coisa a NÃO fazer.
Há muitos benfiquistas dispostos a ajudar.
Será que o nosso presidente LFV e os directores querem mudar isto?
Eu quero!
Benfica!

Relógio de ouro, apitos de ouro, muito ouro, muito dourado

Portanto, o Valentim diz à mulher que não confia em Pinto da Costa, que ele tanto é o maior da montanha como é um traidor.

Pasma-se por receber um relógio de ouro, mas aceita-o, e mostra sentir-se em dívida por isso.

Comenta que o Durão Barroso, à data primeiro-ministro, também aceitou um desses relógios.

Comenta com a mulher uma série de peripécias, desde jogadores que Pinto da Costa contratou que outros clubes queriam contratar e ele não deixou, Boavista e Benfica inclusivé.

A mulher de Valentim diz que acha que o guarda-redes do Boavista William foi corrompido por Pinto da Costa para facilitar o FCP, diz ela "ninguém me tira essa ideia da cabeça".

Se a mulher do Valentim acredita que o Pinto da Costa é capaz de subornar jogadores para facilitarem o trabalho ao FCP (e ela saberá muito melhor do que nós do que é que o Pinto é capaz), imaginemos os milhares de trafulhices de que Pinto da Costa foi capaz ao longo de todos estes anos.




Um mérito eu não lhe retiro: o Pinto da Costa é extremamente inteligente e corajoso, para arriscar tudo o que arriscou. Percebeu as fragilidades que as pessoas têm (principalmente quererem dinheiro e poder) e aproveitou-se muito bem disso.
Comprou e compra árbitros, observadores, dirigentes, presidentes/dirigentes/treinadores/jogadores de outros clubes.
Não há dúvida de que tem dado muito dinheiro a ganhar a muita gente.
A trama que montou com o Oliveirinha foi muito bem montada.
Os presidentes e dirigentes de todos os clubes da primeira e segunda liga dependem todos do Oliveirinha e da trama montada pelo FCP. Todos esses presidentes e dirigentes sabem muito bem a quem têm de servir, a quem devem obdiência, a quem têm retribuir quando for preciso. Haverá sempre um jogador mais vulnerável, mais subornável, a quem exigir uma "habilidade", seja fazer-se expulsar, seja um auto-golo, seja deixar-se fintar num lance perigoso, etc., etc.
Estas dívidas e estas gratidões não se esgotam num ano, nem numa década. Estas gratidões e cumplicidades ficam para a vida, e enquanto não mudarem os protagonistas (ou seja, presidentes, directores, e por aí adiante), as simpatias e os favorecimentos mantêm-se.

O Valentim Loureiro e o seu filho, tal como João Bartolomeu do União de Leiria, tal como o Linhares do Salgueiros, tal como o e outros que tais, terão achado que podiam actuar como Pinto da Costa actua, e eventualmente terao tentado enfrentar o poder de Pinto da Costa. O Valentim, que mandava muito, terá achado que mandava mais. Mas ninguém manda mais que Pinto da Costa.
Valentins, Bartolomeus e Linhares perceberam, por caminhos avessos, que ninguém desfruta da imunidade legal de Pinto da Costa.

Pinto da Costa é o GENERAL MÁXIMO. Foi isso que lhe chamaram nas escutas, e é isso mesmo que ele é. Nem o General Valentim teve força para evitar o descalabro do Boavista. Na altura em que alguma coisa tinha de cair, caiu o Boavista porque o FCP do General Máximo nunca poderia cair.

O Valentim mandava e gritava, ameaçava, manipulava. Já o General Máximo fez isso mas fez mais: deu dinheiro a ganhar a muita gente.
Todos os que receberam do General Máximo lhe estão gratos e a ele lhe devem. Todos sabem que de onde o dinheiro vem, outro poderá vir. E todos sabem que têm muito mais a perder do que a ganhar em enfrentarem tamanho poder.

É por isso que falta dinheiro na tesouraria para o Basquetebol, e para outros basquetebóis: porque todo o dinheiro que se ganha desde há muito tempo nas transferências do futebol do FCP tem de ser distribuído por muitos e muitos súbditos, os Antónios Araújos desta vida, que fazem o trabalho sujo necessário para que todos se comportem como é desejável nos lados da cedofeita.