segunda-feira, 20 de maio de 2013

Jorge Jesus

A minha opinião:
- É um dos trinta melhores treinadores do mundo.
- É um dos treinadores mais criativos e esforçados, que conquistou a vida a pulso, sem padrinhos, sem favores, a treinar equipas pequenas durante décadas.
- Tivesse começado no FCorruptosdoPorto e teria somado títulos em cada época que treinasse.
- Deve continuar no Benfica e TEM DE MELHORAR. Tem de ser acompanhado de perto por alguém que seja benfiquista, que o ajude a preparar discursos e comunicação para fora, que perceba dos meandros do futebol e de como se pode pressionar todas as instâncias para dificultar a corrupção.

Jorge Jesus é um treinador que comete erros. Muitos? Sim. Graves? Sim.

Um deles foi cometido ontem, quando disse "Tomara a mim para o ano fazer a mesma coisa". O quê?
- Perder mais um campeonato?
- Falhar a conquista de um título europeu contra uma equipa desorganizada, arrogante e mal preparada?
- Falhar a vitória no jogo que antecedia a visita ao estádio do FCorruptosdoPorto?

Jorge Jesus nunca devia ter dito tal coisa.

Jorge Jesus devia ter dito:
"Fizemos muitas coisas boas este ano, mas falhámos o campeonato e falhámos a Liga Europa, por isso queremos ganhar a Taça de Portugal, e no próximo ano queremos ganhar tudo, levantar as taças, festejar com os adeptos. Aquilo que ganharmos será por nosso inteiro mérito. Aquilo que perdermos terá o nosso suor e o nosso sangue. No próximo ano queremos e vamos ser melhores, vamos superar-nos e vamos acabar a época muito mais felizes do que neste ano."

Outros erros graves de Jorge Jesus este ano:

1- Dizer que "aconteça o que acontecer a época será brilhante".
Brilhante para o SLBenfica é GANHAR, levantar as taças.

2- Dizer que a vitória sobre o Sporting foi "limpinha".
Não foi. O SLBenfica marcou golos limpos, de bola corrida, foi eficaz e fulminante. Mas a verdade é que a arbitragem prejudicou o Sporting. O Benfica devia ter assumido: sim, aconteceram dois ou três lances duvidosos, e provavelmente seria justo que se tivesse marcado um ou dois penalties contra o SLBenfica. O árbitro errou, e só esperamos que a arbitragem de hoje não chegue para branquear tudo o que aconteceu neste campeonato. E ERA ALI, naquele momento, que Jorge Jesus ou o presidente LFV devia logo ter relembrado e enumerado a roubalheira contra o SLBenfica e contra o FCorruptosdoPorto, e não algum tempo depois, após a vitória contra o Marítimo.
Quando o JJ falou em jogo "limpinho", deu azo a que as críticas continuasse e fossem aumentadas. Não podemos criticar o favorecimento aos outros sem admitirmos que uma vez ou outra somos beneficiados.
Para mim fica claro que o SLBenfica não foi favorecido contra o Sporting por acaso. Os corruptos conseguiram, com isso:
- aumentar a raiva contra o SLBenfica;
- justificar a eventual perda do campeonato para o SLBenfica;
- reavivar e justificar o ódio que muitos sportinguistas já têm contra o SLBenfica.
É uma estratégia recorrente.
Os sportinguistas esqueceram-se do penalty e da expulsão injustas que sofreram no estádio dos corruptos esta época. Sobre isso, nada.

3- Elogiar exibições de árbitros ou dizer, antes dos jogos, que "o passado é passado e temos a máxima confiança nas equipas de arbitragem".
Mas que discurso é este?!? Serve a quem? Ao branqueamento da merda que foi feita? Serve para tentar amansar os árbitros corruptos?!?
Enquanto os outros criticam tudo, e mandam areia para os olhos, o nosso treinador elogia os árbitros que ano após ano têm prejudicado o SLBenfica?!?

4- Não afirmar, após o jogo com o Marítimo: "Nada está ganho, temos de ganhar ao Estoril, o campeonato só está ganho quando for matematicamente garantido."
Os jogadores não jogaram o jogo contra o Estoril como se fosse o jogo mais importante da época. Deviam ter jogado. Uma vitória contra o Estoril era determinante. Eventualmente os jogadores dos corruptos jogariam no Dragão ainda mais nervosos, ainda menos confiantes. E com um empate no Dragão, seríamos logo campeões. Jorge Jesus, contra o Estoril, não preparou tudo o que podia ter preparado para os jogadores entrarem com o fogo todo.

Sem comentários:

Enviar um comentário