segunda-feira, 27 de maio de 2013

JJ também falha na componente táctica e estratégica (e reincide nos erros) - Prefácio

Comentário que deixei no O Gordo Vai à Baliza de memória e que vou melhorar com imagens nos dois posts seguintes.

Teses:
Jorge Jesus falha na componente táctica e estratégica.


1-
Se reparares, no jogo contra o FCP, aos 91 minutos de jogo, com três míseros minutos para jogar, e com o campeonato praticamente na mão, o Benfica beneficiou de um lançamento de linha lateral no meio campo do Porto.
Qual foi o posicionamento táctico dos jogadores do Benfica?
- Três jogadores a defender, contra três atacantes do Porto!!!!
- Dois médios distantes dos três defesas, e distantes dos dois médios do Porto, que construíram o lance pela esquerda do seu ataque sem encontrarem oposição.
- CINCO jogadores para tentarem receber e manter a posse de bola naquele momento, que falharam DESASTROSAMENTE!
CONCLUSÃO:
Foi uma falha táctica, e/ou estratégica, e ou desconcentração, porque naquele momento, apenas com três minutos para jogar, e com o campeonato na mão (porque estávamos dois pontos à frente do Porto), o treinador devia ter assegurado superioridade numérica na defesa, ou seja, quatro defesas para três atacantes, três médios para dois médios adversários, e apenas trÊs jogadores a "tratarem" do lancamento de linha lateral.

2-
O ANO PASSADO, jogo contra o Porto na luz:
Benfica estava a ganhar 2 a 1, ficaria com 5 pontos de vantagem sobre o Porto, porque estava dois à frente.
O que aconteceu?
O Benfica sofreu o 2 a 2 num contra-ataque, o James pegou na bola antes do meio campo e prosseguiu até à entrada da área, marcando golo num remate sem oposição. Nenhum jogador do Benfica chegou perto para obstruir, fazer falta ou tirar a bola ao James.
O Benfica não tinha superioridade numérica, estava completamente descompensado, contra uma equipa como o Porto, quanto estava em vantagem no marcador!

Tanto no 1 como no 2, a questão é táctica e estratégica, porque o Benfica tinha o campeonato na mão, e por isso devia estar preparado para cortar o mal (jogadas perigosas do adversário) pela raíz (no início da jogada, cortando a bola, ou fazendo falta, assegurando sempre superioridade numérica no momento de transição defensiva).

3-
No golo do Ivanovic, contra o Chelsea, o Benfica sofreu um golo numa jogada de canto ao segundo poste, que é uma das estratégias defensivas TÍPICAS do treinador JJ, e que foi explorada pelo Ivanovic/Chelsea, tal como já foi explorada por outros adversários.
JJ manteve, teimosamente, a sua decisão de hiperpovoar o primeiro posto, e de deixar o segundo poste dependente da boa movimentação de um defesa que vá ocupar esse espaço, se necessário.
O Ivanovic marca golos, é eficiente, e o Benfica não se soube precaver.


PORTANTO, os erros do treinador Jorge Jesus também são tácticos e também são estratégicos.

Defender bem com poucos é uma arte, mas em jogos contra equipas melhores (como é o Chelsea, o Porto, tb o Sporting, etc.), convém que NÃO SEJAM ASSIM TÃO POUCOS, e convém que estejam posicionados de forma a cortar as jogadas de perigo do adversário o mais depressa possível.
Os erros estratégicos deste ano, já aconteceram em anos anteriores. E nisso não houve evolução.

Sem comentários:

Enviar um comentário