segunda-feira, 27 de maio de 2013

Jesus - Outros erros típicos (Em actualização)

Cita o Coluna D'Águias Gloriosas:
 
"Em 4 épocas faz um trabalho reconhecido mas nos momentos decisivos falha sempre. Utiliza de forma sistemática durante a época uma equipa base e nos momentos decisivos faz mudanças, algumas delas nunca testadas e com resultados desastrosos."

1-
Primeiro erro típico: Mudanças não suficientemente testadas em momentos decisivos

Que grande citação, da qual sublinho um aspecto: Jorge Jesus é rígido nos 12 a 14 jogadores que servem de base ao longo de toda a época, e depois, nos jogos mais difíceis e decisivos, faz mudanças pouco ou nada testadas, que têm tido resultados desastrosos.

Pôs David Luiz a defesa esquerdo contra o Porto (perdemos 5 a 0, e a meio do jogo desistiu da opção e recuou Coentrão para lateral-esquerdo) e contra o Liverpool (perdemos 4 a 1, segundo me recordo).
 

Pôs Roderick a trinco contra o Braga (perdemos nos penalties e fizemos um jogo desgraçado) e contra o Porto (perdemos 2 a 1).

Pôs Gaitan a defesa-esquerdo contra o Chelsea e contra o Porto.

Pôs André Almeida a defesa-esquerdo em muitos jogos decisivos desta época, nuns com sucesso (Chelsea, porque não comprometeu), e noutros desastrosamente (ontem, contra o Guimarães, em que foi o pior em campo). Melgarejo desapareceu.

2-
Segundo erro típico: 
2.1. Teimar em jogadores que não servem:  
Exemplos:
- César Peixoto a defesa esquerdo e a médio esquerdo na segunda época;

- Emerson a defesa esquerdo na terceira época;
Nunca experimentar no jogo alguns jogadores ou desistir de alguns que até prometeram
:

- Airton não seriam uma melhor segunda opção para trinco, em vez de Roderick?
- Miguel Rosa não teria merecido uma oportunidade esta época, testado em jogos da Taça da Liga, e em alguns jogos já resolvidos do campeonato? (Visto que pelos vistos Aimar e Carlos Martins passaram ao lado da época)

2 comentários:

  1. Caro amigo benfiquista, foi com todo o prazer que visistei o teu blog e li alguns dos posts. Voltarei com toda a certeza com frequência pois identifico-me em larga medida com a forma como vês o actual momento do Benfica.
    Também achei interessantíssima a forma como expuseste o que consideras erros tácticos e de abordagem de JJ aos jogos.
    Não sendo eu de todo especialista na matéria, lembro-me bem de comentar na altura do golo do James que virou o jogo e o campeonato o ano passado na Luz que me parecia absolutamente impensável um jogador atravessar o campo pelo meio, quase de uma área à outra, sem praticamente oposição.

    O início dessa jogada é um ataque do Benfica em que o Witsel se envolve num lance esquisito à entrada da área do Porto e depois também há uma bola dividida entre (salvo erro) O gaitan e o Fernando. Mas é como dizes: não é admissível aquele posicionamento defensivo quando estávamos a ganhar. E em relação às arbitragens, se os nossos não dizem nada, como esperamos mudar o estado de coisas?

    Há outro lance que também poderás ter interesse em analisar e que também é sintomático: o primeiro golo do Chelsea.

    Irei naturalmente adicionar o teu blog à minha lista.

    ResponderEliminar
  2. Frank, muito obrigado pela visita, e pelo comentário.

    É difícil começar um blog quando já existem TANTOS, mas ainda mais difícil ficar calado e ver o Benfica assim.

    O problema do JJ é que é excelente em quase tudo e desastroso em pormenores que custam derrotas nos momentos decisivos. Por mais que existisse falta nesse lance do Witsel, quando se está a ganhar num jogo decisivo é preciso haver inteligência táctica e estratégica para se definir o que se PODE arriscar e o que NÃO COMPENSA mesmo arriscar.
    Porque se formos a ver, o Benfica começou a ganhar o jogo do título deste ano (0-1 fora contra o Porto) e esteve a ganhar o jogo do título o ano passado (de 2a1 perdeu 3a2)... ou seja, fez o mais difícil que foi manter-se em vantagem, e depois sofreu golos em CONTRA-ATAQUE. Não faz sentido nenhum.

    Sobre o Chelsea, é também sintomático, não só o primeiro lance, mas também o segundo onde o Chelsea explorou um dos pontos fracos da estratégia do JJ nos cantos: povoar muito o primeiro poste e desproteger o segundo.

    Obrigado por adicionares, és o primeiro! :)

    ResponderEliminar