quarta-feira, 29 de maio de 2013

O tempo passa... e o que ecoa na minha cabeça é uma pergunta:

Se o presidente LFV e os seus directores (que o presidente tem a responsabilidade de nomear) tivessem feito o que lhes competia ao longo dos últimos 4 anos, o treinador JJ não teria sido campeão em pelo menos 3 desses anos?

Se JJ falhou,
se JJ cometeu erros,
se JJ disse disparates,
se JJ tem defeitos,
se JJ tem medo e toma decisões precipitadas e discutíveis nos momentos decisivos,
... a responsabilidade de ajudar o treinador a superar esses problemas é de quem manda ainda mais que o treinador.

Se o presidente e os directores não souberam e/ou não quiseram assumir a liderança a que o seu cargo obriga então foram eles, e não o treinador, os principais responsáveis por termos perdido os dois últimos campeonatos.

Se o presidente e os directores pensaram que bastava ter um grande treinador e compor plantéis de qualidade nos últimos 4 anos para ganhar, então falharam redondamente, porque para ganhar é preciso mais que isso.
É preciso combater a corrupção, quer com manobras não públicas (pressionando os agentes do futebol, obrigando-os a isenção e respeito ao Benfica), quer com manobras públicas, onde sejam mostrados todos os erros de arbitragem e justiça, toda a dualidade de critérios de arbitragem e justiça.
É preciso proteger os jogadores de críticas, de especulações jornalísticas, de comentadores e paineleiros tendenciosos.
É preciso motivar o treinador e jogadores para que eles sintam a capacidade e a coragem de GANHAR e de DERROTAR os adversários, nos momentos decisivos.
Os jogos contra os corruptos têm de ser uma guerra onde têm de dar tudo o que têm e não têm do primeiro segundo ao último segundo, porque o Benfica tem de ganhar os corruptos, tem de perder o estigma de perder com esses porcos.

O presidente e os directores têm de mostrar ao treinador e aos jogadores que são protegidos, em toda e qualquer circunstância, e sobretudo nos momentos de maior tensão.
É impensável que o presidente LFV se ausente num jogo decisivo como o do Estoril.
É impensável que o presidente LFV fale quando cheira a títulos, e fique calado após a derrota na Taça de Portugal.
O presidente LFV devia ter falado ao público e estado junto ao treinador e aos jogadores logo após a derrota no jogo do Dragão bem como logo após o jogo da Taça, tal como esteve logo após a derrota na Liga Europa.

Mas se o presidente LFV não consegue fazer melhor, a solução não é demitir-se e deixar o cargo à mercê de um qualquer Figueiredo, Carvalho, Antunes ou Pato Donald...
... a solução é saber delegar a função de liderança desportiva a quem PODE e SABE.

O Director do Futebol do Benfica tem de ser um líder nato, capaz de falar grosso aos jornalistas, aos decisores do futebol, e capaz também de ajudar o treinador a potenciar o que tem de bom e a amenizar o que tem de mal.

Porque o que podemos constatar é que JJ tem andado entregue completamente a si próprio:
- elogia árbitros;
- diz que confia em árbitros;
- fala em épocas brilhantes;
- auto-elogia-se por conseguir que o Benfica esteja nos momentos das decisões;
- chama a si os louros das vitórias enquanto divide a responsabilidade das derrotas por todos;
- grita aos jogadores;
- toma decisões difíceis de compreender (por exemplo, manter Emerson uma época inteira até estar tudo perdido, e só depois põe Capdevilla, para depois o dispensar);
- menospreza os êxitos passados do Benfica;
- ridiculariza os últimos anos do Benfica em público;
- isenta-se de criticar os clubes rivais;
- isenta-se de criticar as "manobras duvidosas";
- isenta-se de dizer que não vai para o Porto ou Sporting;
- isenta-se de acabar com especulações;

... e faz isso tudo porque está completamente sozinho a gerir a responsabilidade do futebol do Benfica, não é controlado ou não aceita o controlo por parte de ninguém, não tem filtros, não tem travões, e não tem quem o faça ver, que por melhor que seja nunca será MAIOR e MELHOR que o Benfica. Todos estes erros do treinador são causados pela falta de liderança, e essa culpa é do presidente e não do treinador!

... é para evitar erros tão disparatados que tem de existir um DIRECTOR DE FUTEBOL, acima do treinador, mas com o treinador, que o ajude e lhe indique o que TEM de dizer, o que PODE dizer, o que não PODE dizer, e que o faça ver que o BENFICA de hoje tem de ser o melhor de SEMPRE.

Mandar o JJ embora, ou deixá-lo ir embora, é não assumir a responsabilidade de muitos dos seus erros, que foram causados porque não existiu liderança vinda de cima.


O Pinto da Costa, com todos os defeitos que tem, mas é líder. Ali quem manda é ele, e ai de quem não fizer o que ele quer. Não há Anteros nem Reinaldos que mandem mais do que ele manda, ao contrário do que se diz por aí. Passam treinadores, passam jogadores, passam directores, mas a liderança é dele. É ele que dá o rumo. Pinto da Costa manda, e os treinadores e os jogadores que lá andam não fazem nada sem o controlo dele. Qd fazem, lixam-se à grande.

O Benfica precisa de um LÍDER DESPORTIVO.
ESSE É QUE É O PROBLEMA MAIOR, acima de quaisquer defeitos que qualquer treinador possa ter.
LFV não consegue delegar as funções num grande líder desportivo, provavelmente porque tem medo de perder o protagonismo e o controlo, porque tem medo de arriscar a ser ultrapassado por esse grande líder desportivo.
Os treinadores continuarão a passar, ganharão de vez em quando, mas o problema subsistirá, se não for encontrado um líder.

2 comentários:

  1. SOBERBO amigo... grande post. Subscrevo completamente.

    Abraço


    P.S. Há quanto tempo tens este blogue? Vou já metê-no lá nos 'Gloriosamente Obrigatórios' para aumentar o numero de fregueses.

    ResponderEliminar
  2. Estimado Carlos Alberto, eu é que agradeço, quer a tua visita, quer o teu comentário.

    O Blog é muito recente, criei-o porque não aguentei as derrotas, doeram muito cá dentro.

    Obrigado pela tua publicidade, que por enquanto ando aqui a "falar sozinho". :)

    Um abraço

    ResponderEliminar