sexta-feira, 24 de maio de 2013

Como combater o polvo?

Comentário que deixei no blog O Belo Voar da Águia:


Não sei tudo sobre o COMO FAZER, mas sei algumas coisas sobre COMO NÃO FAZER.

E há coisas que me parecem evidentes:

1-
O nosso presidente LFV (que eu estimo em muitas coisas, e contra o qual nunca votei) não podia nem pode nunca apoiar inequivocamente corruptos. Mesmo que achasse que o Fernando Gomes era o MENOS HORRÍVEL de todos os que se estavam a candidatar à FPF, não devia ter dito que o apoiava, e muito menos dizer que o apoiava INEQUIVOCAMENTE.

2-
O nosso treinador não pode NUNCA elogiar árbitros ou arbitragens, nem antes nem depois dos jogos.
O nosso treinador, que para mim é o melhor que podíamos ter, não podia ter elogiado o Artur Soares Dias no Benfica-Braga da primeira jornada, depois de nos ter roubado um golo limpo.
O nosso treinador não podia dizer que o jogo contra o Sporting foi "limpinho" quando se viu que houve 3 ou 4 lances polémicos, e que em 1 ou 2 deles era mais que legítimo marcar-se penalty contra o Benfica.
O nosso treinador não podia dizer em nenhum jogo que tem a "máxima confiança na arbitragem de" fulano tal. Não se pode ter a máxima confiança em ninguém, muito menos num árbitro!

3-
Se organizaram uma conferência de imprensa após o jogo com o Marítimo, porque não organizaram noutras alturas em que REALMENTE deviam queixar-se?
Porque esperaram pelo final do jogo com o Marítimo? Foi por acharem que após o jogo com o Marítimo já estava tudo ganho? Se não foi, pareceu. E às vezes não basta ser, é preciso parecer.
Se era para falar, falavam logo após o Derby. Mas já agora, que tivesse falado também depois do Benfica-Braga, já para prevenir mais golos limpos anulados. Ou, CLARAMENTE, falavam após o académica-Benfica.
Porquê só depois do Marítimo-Benfica? Não percebo, não tem lógica alguma.

4-
A defesa do Benfica nos media não se pode resumir ao Rui Gomes da Silva. O Seara é um vendido, não é sequer benfiquista que se preze. O Gobern é benfiquista mas precisa de manter o poleiro, e já o fizeram ver que não pode esticar-se muito.
O Benfica precisa de pôr nos média bons defensores, pessoas que saibam falar, que saibam impôr-se, que não precisem de defender negócios com amigos portistas e sportinguistas, que queiram REALMENTE defender o Benfica com a paixão e com o afinco com que os corruptos fazem.
Os benfiquistas dos media não podem estar submissos ao poleiro. O presidente LFV que arranje algum dinheirinho para garantir que os benfiquistas que defendem o benfica na Comunicação Social podem REALMENTE defender o Benfica sem serem despedidos.
O presidente LFV que consiga, com a ajuda do director Moniz, apetrechar os media com VERDADEIROS E CORAJOSOS BENFIQUISTAS que façam verdadeira oposição às mentiras repetidas pelos portistas corruptos.
O presidente LFV que arranje algum benfiquista RICO que queira investir nos media como o Oliveirinha investe, mas não para beneficiar cegamente o Benfica, só para o proteger.
O presidente LFV que se assegurasse que o Ricardo Araújo Pereira e o José Diogo Quintela não tivessem sido censurados no jornal A BOLA... eram dos poucos que faziam oposição às mentiras descaradas do Miguel Sousa Tavares ou do actual candidado à CMP, Rui Moreira.

5-
O Benfica tem de ter verdadeiros benfiquistas na FPF e na LIGA. Não pode deixar que os Fernandos Gomes das facturas às putas agora vão arranjando espaço para a seguir irem para a UEFA prolongarem a máfia portista além fronteiras.
É preciso que verdadeiros benfiquistas ocupem lugares de chefia. E REITERO: não para prejudicar os outros, não para favorecer o Benfica, mas tão somente para o proteger da batotice sem vergonha.

6-
O presidente LFV que junte uns quantos benfiquistas que, sem terem de ganhar uma fortuna, organizem uma plataforma online sobre a corrupção. Onde sejam recolhidos e apresentados dados organizados, suspeições, etc. Plataforma essa que não precisa de ser oficial do SLB, para evitar problemas jurídicos ao clube, mas que seja uma verdadeira DEFESA do BEnfica.

7-
O Benfica não pode deixar que os clubes da primeira e da segunda liga estejam à beira da falência, à mercê da corrupção azul. É preciso que o Benfica encabeçe um movimento de sustentabilidade do futebol português, que permita que os clubes sobrevivam sem ser à custa dos "amigos secretos" que vão mantendo os clubes à tona à custa de favores, como penalties fora da área, jogadores adormecidos em campo, etc, etc.
O Benfica tem de perceber que o Pinto da Costa e o Porto têm todo o poder que têm porque conseguiram PERCEBER o estado do futebol português e a forma como puderam mexer os cordelinhos para se aproveitarem de todas as fragilidades de TODOS os clubes.
O Benfica pode fazer algo aprendendo com isso: não é corromper os clubes, não é ameaçar os clubes, é usar o seu poder e a sua grandeza para criar mecanismos de sustentabilidade dos clubes, sem necessitarem de Oliveirinhas e de outros que tais.
E o Benfica pode, tal como o Pinto da Costa pôde, espalhar benfiquistas pela direcção de vários clubes. O Belenenses tem agora um presidente assumidamente fanático do FCP... será por acaso que conseguiram classificar-se para a primeira liga com tanta antecedência, com uma equipa tão fantástica? O FCP já sabe que para o ano tem um forte parceiro em Lisboa, que vai ajudar a controlar a Associação de Futebol de Lisboa...
Isto não são manias da perseguição, isto são FACTOS.
Se o Pinto da Costa até um guarda-redes da terceira divisão comprou para pôr na segunda B, de forma a conseguir eventuais favores de um familiar que era chefe da polícia... imagine-se o que o Pinto da Costa não fez já em todos os clubes da primeira e da segunda liga!
Por isso, o Benfica não pode viver fechado em si mesmo. O Benfica tem de se abrir à sustentabilidade do futebol português, ou então estará sempre sujeito a que os corruptos subornem, e quanto maior for a crise, menos dinheiro os corruptos precisarão para subornar todos, de árbitros a clubes, jogadores, etc.
E porque é que o Hélder Cristóvão não pode ser dirigente no Estoril, onde jogou?
E porque é que o Vitor Paneira não pode ter um papel no Guimarães?
Porque é que tem de ser o Porto a ter espiões e informadores e directores espalhados por toda a primeira e segunda liga, ao ponto de anunciar contratações que ainda nem foram anunciadas pelos próprios clubes?!?

Há muita coisa a fazer.
Há muita coisa a NÃO fazer.
Há muitos benfiquistas dispostos a ajudar.
Será que o nosso presidente LFV e os directores querem mudar isto?
Eu quero!
Benfica!

2 comentários: