quarta-feira, 22 de maio de 2013

Sobre essa história de "defender o futebol" e de "falar dos árbitros não é defender o futebol"

Comentário que deixei no blog Posse de Bolla (onde, pelo que me apercebi, o comentário foi censurado e não publicado):

Gostar de futebol é também denunciar e criticar todos aqueles que vivem à custa da mentira, do suborno, da corrupção e da ameaça.

Gostar de futebol é também não aceitar que criminosos possam ser elogiados como heróis, como grandes mentores de "estruturas" que mais não são do que um eufesmismo para "máfia".

Gostar de futebol é não gostar que os árbitros sejam sempre "desbloqueadores do 0 a 0", tal como aconteceu em Paços de Ferreira.
Em nenhum dos grandes campeonatos europeus aquele lance seria falta, muito menos expulsão, muito menos penalty!

Proteger o futebol é ser intelectualmente sério, à margem das paixões clubísticas, para assumir isto.

Se todos têm a certeza que o FCP acabaria por ganhar ao Paços e assim conquistar o campeonato, porque então não assumirem que aquilo não é falta, que aquilo não é caso para vermelho, porque no máximo os jogadores tropeçaram involuntariamente um no outro, e que, nunca, mas nunca, aquilo seria penalty?

E como se pode dizer que estas coisas não decidem campeonatos? Como?

Defender o futebol é expulsar do futebol todos aqueles que querem ganhar a qualquer custo, com prostitutas, com porrada servida a árbitros incómodos, com telefonemas a pressionar os decisores da Disciplina e da Justiça, com manobras para controlar a Comunicação Social.

A Corrupção não protege o futebol.

E os apaixonados por futebol não podem calar-se e aceitar que a corrupção continue. Porque continua. E todos sabem que continua.

Eu aceito que o Benfica perca quando o adversário é melhor. E mesmo quando o adversário não é melhor, aceito que o Benfica perca quando o adversário é mais eficaz.

Gosto de futebol e, critiquem-me ou não, vibrei com muitas equipas do Porto e do Sporting, em campanhas nacionais ou europeias.

Agora, este Porto dos últimos dois anos está a milhas daquilo que dizem ser. Tantas outras equipas do Porto foram TÃO superiores a esta!
E esta equipa do Porto, pasme-se, consegue terminar dois campeonatos seguidos apenas com uma derrota.
Mérito?
Não consigo atribuir mérito quando vi, em tantas ocasiões, o "desbloqueador de 0 a 0", fosse um penalty, fosse uma expulsão, fosse o perdoar de penalties a castigar o Porto, fosse o consentir entradas agressivas.
Isto aconteceu mesmo, não é um benfiquista cego a falar.

O Porto do Vilas Boas jogava futebol bonito, bem jogado. Admiti-o e conformei-me com a superioridade do Porto nesse ano.
Da mesma forma que gostava de ver os jogos do Porto na era Mourinho, por exemplo.

O Porto ganha quando é o melhor e ganha quando não é.
Como é que o Hugo Miguel que não viu o Aimar a ser rasteirado na área da Académica e ainda o amarelou por ter sido rasteirado, neste jogo do Paços vê uma falta inexistente fora da área e decide expulsar um jogador e marcar penalty?
É isto defender o futebol?
Não falar disto é defender o futebol?

A quem interessa defender este futebol? Ao FCP? Ao Sporting, que odeia ver o Benfica ganhar?

E se no jogo com o Estoril o Benfica tivesse beneficiado de uma expulsão daquelas, e de um penalty igualmente imaginado?
O que se diria? Que seria a Liga Capela ao cubo? Andor?

E se o Porto estivesse empatado com o Paços ao minuto 75 e o Moutinho já tivesse um amarelo e fizesse uma entrada igual à que o Carlos Martins fez contra o Estoril... será que o Moutinho também seria expulso? Nem em sonhos!

É isto defender o futebol? Aceitar decisões quase sempre tendenciosas que desvirtuam os resultados?

No único jogo desta época em que marcaram um penalty contra o Porto e expulsaram um jogador do Porto antes de o resultado estar resolvido (porque estava 0 a 0)... o Porto perdeu.
Pois é, foi contra o Braga no final da Taça da Liga, e o Porto perdeu 1 a 0, mas arriscou-se a perder por muitos.
No final desse jogo, Vitor Pereira criticou o árbitro, disse que foi uma decisão disparatada, que foi "um penalty à Mossoró".

E no domingo, foi um "penalty à James"? Ou foi um "penalty à Lisandro"? Ou, melhor, um "penalty à Porto"?
E quantos jornalistas tiveram coragem de questionar o Vitor Pereira e o Pinto da Costa sobre o assunto?
E quantos tiveram a coragem de dizer que aos 20 minutos de jogo o Paços estava a fazer um bom jogo?

Defender o futebol é ser intelectualmente sério.

Falar "só" de tácticas e estratégias e assobiar para o ar não é a solução.

Eu anseio um futebol em que Benfica, Porto e Sporting possam ganhar quando são melhores, e perder quando são piores.
Quando isso acontecer, nenhuma equipa ganhará 22 campeonatos em 30.
Quando isso acontecer, nenhuma factura de umas férias de um árbitro no Brasil aparecerá na conta de um clube de futebol.

E os corruptos não continuarão a ser tratados como heróis. O Cadastro não será "Currículo". A máfia não será "Estrutura".

Sem comentários:

Enviar um comentário