domingo, 26 de maio de 2013

Sobre o "salvar a época"

O Coluna D'Águias Gloriosas está CARREGADINHO DE RAZÃO.



Para uma equipa que tem ganho tão pouco nos últimos 20 anos, ter-se dito (Rui Costa e Jorge Jesus) que ganhar a taça não salvaria a época foi mais um triste episódio da desastrosa estratégia de comunicação e motivação do Benfica.

Para uma equipa que tem ganho tão pouco, nos últimos 20 anos, que já não ganha uma taça há 9 ou 10 anos, que em 20 anos ganhou tão poucos campeonatos, esta taça DEVIA TER SIDO encarada como A SALVAÇÃO DA ÉPOCA. Treinador, jogadores e dirigentes deviam ter feito uma preparação mental para GANHAR O MAIS CATEGORICAMENTE POSSÍVEL.

Em vez disso, mostraram que passar a segunda parte a defender o 1 a 0 era bom, como se o jogo estivesse resolvido.

Mais uma vez, incapacidade de gerir resultados curtos, falta de garra e agressividade, e erros individuais, custaram mais um título QUE DEVÍAMOS E PRECISÁVAMOS DE GANHAR.

Quando Rui Costa disse que "ganhar não salva a época", já estava a prever que o Benfica ganharia, mais ou menos facilmente, como se fosse dado adquirido. Sobranceria, arrogância, verdadeira e suicida maneira de achar que o Benfica ganha jogos só por vestir a camisola.

O Rui Costa está provavelmente FARTO do Jesus, provavelmente farto de muita coisa que sabe e que não pode dizer.
E o Rui Costa é, em muito, um benfiquista que no seu íntimo sente que ganhar uma taça não salva a época. Mas está enganado.

No Benfica, todos os títulos salvam as épocas, todos os títulos são para ganhar como se fossem aquilo que são: únicos e irrepetíveis. Cada taça em disputa tem de ser levantada por nós... mas só depois de ganharmos o jogo, de fazermos por isso, de sermos melhores, de nos entregarmos com corpo e alma. Algo que ontem, de facto, não aconteceu.


A taça de portugal não seria pouco importante, nem que tivéssemos ganho Campeonato e Liga Europa. Mas tendo nós perdido esses dois títulos, e ainda a Taça da Liga, ninguém jamais poderia dizer outra coisa senão: ganhar esta taça é fundamental, necessário, desejado e imprescindível.

Mais do que revoltar-me contra a época de JJ ou contra LFV, revolto-me contra toda a cagança e altivez de quem pouco ganhou em 4 anos (JJ), de quem pouco ganhou em 11 anos (LFV), de quem continua a achar que está tudo bem, de quem diz que a época foi brilhante sem se ganhar, de quem diz que este projecto desportivo tem de continuar (o de perder títulos todos os anos), de quem não luta violentamente e consistentemente para que a corrupção acabe e para que o Benfica deixe de sofrer golos em fora-de-jogo (que seria absolutamente marcado se a equipa a defrontar o Guimarães fosse o FCP).

A minha maior dor é não perceber como é que LFV será capaz de melhorar todos os erros catastróficos que têm permitido que um clube grande institucionalmente seja tão pequeno a nível de títulos.
A minha maior dor é não perceber como é que LFV conseguirá ser LÍDER, mostrando ao treinador (seja JJ, seja quem for), que tem de GANHAR, que ninguém está acima do clube, que ninguém pode ter medo de ganhar seja a que adversário for, e que ninguém se pode fartar de ganhar, porque o Benfica cresceu a ganhar e agora parece estar esquecido do seu ADN.

Assusta também perceber que desde Fernando Martins (que se amigou com Pinto da Costa, com os danos que todos conhecemos) estamos sujeitos a oportunistas, que eventualmente nem são tão benfiquistas quanto deviam, e que querem USAR o Benfica, e não SERVIR o Benfica, naquilo que é fundamental: GANHAR.

DEFENDER O BENFICA É GANHAR!


P.S. A maior parte do texto foi citação de um comentário meu num dos blogs que mais aprecio, Em Defesa do Benfica.

Sem comentários:

Enviar um comentário