terça-feira, 11 de junho de 2013

Dois craques para cada lugar... também na defesa

No Benfica não dá para relaxar.

Artur fez uma época boa em 2011/2012 porque tinha Eduardo a fazer-lhe sombra.
Em 2012/2013, já sem o Eduardo, o Artur desleixou-se, desconcentrou-se, e os seus medos pessoais foram mais fortes que a sua vontade de assegurar a titularidade... precisamente por saber que não tinha no plantel quem lhe tirasse a titularidade.
Para mim Oblak é um grande guarda-redes e devia vir enfrentar o Artur... porquê comprar outro se já temos este?!?

Matic e Enzo não vão aguentar mais uma época inteira a titulares em 95% dos jogos importantes. Não terem tido lesões este ano foi uma sorte. É fundamental que se assegure a vinda de pelo menos um bom trinco (e reze-se aos Deuses para que nenhum pague a cláusula de rescisão destes dois craques).
Airton não é suficientemente bom para ficar no banco e fazer descansar Matic em alguns jogos?
Miguel Rosa não será capaz de substituir o Enzo em jogos em casa contra equipas mais fracas do nosso campeonato?

Aceito e compreendo que a lateral-direito joguem Maxi e André Almeida.
André Almeida a defesa-direito resulta muito bem, fez grandes exibições esta época, surpreendentes até... não podemos criticá-lo por não poder ser defesa-esquerdo.  André Almeida não é um talento puro, mas é um jogador muito inteligente e humilde, sabe posicionar-se, sabe estar concentrado, e é muito melhor defesa que Maxi.
Maxi é um falso defesa direito, que funciona muito bem quando o Benfica precisa de um segundo extremo à direita. Comete erros graves a defender... lembro-me de o ver a sair a uma bola que não era sua contra o Estoril, criando assim um lance de perigo... lembro-me dele a sair ao Liedson, que encostou à direita, deixando o caminho livre para Kelvin... Maxi é um jogador temperamental, que dá tudo o que tem e o que não tem, e paga no rigor defensivo aquilo que muitas vezes cria na garra ofensiva. Isto já para não falar dos seus excessos, das entradas agressivas e desnecessárias em lances controlados, que já lhe custaram expulsões desnecessárias como o ano passado na Champions contra o Chelsea...

E defesa-esquerdo?
Melgarejo não chega. André Almeida nunca será defesa-esquerdo.
Carole, Capdevilla e os outros todos não foram do agrado de JJ.
Quando é que chega um defesa-esquerdo que entre para a titularidade?

E defesas-centrais de classe mundial?
Se Garay sair (mais que provável), Luisão não chega, Jardel devia ser apenas o quarto central, e nunca para jogar em jogos europeus. Já nos lixou contra o Chelsea em dois anos consecutivos.
Temos de ter três centrais de grande nível, a irem rodando ao longo da época (sai um entra outro, para descansarem). Temos de ter um quarto central (Jardel) para jogar taça da liga e sempre que não haja outra alternativa.

E fico-me por esta reflexão sobre os jogadores da defesa.

6 comentários:

  1. SL Benfica Vencedor,

    Artur- além do Oblak, tens o Mika, que tem mais 2 anos que Oblak, é português, e internacional.

    Matic e Enzo- além dos Andrés, tens o Urus Matic e em caso de necessidade ainda te podes fazer valer do Aírton. Parece que o Miguel Rosa também pode fazer a posição do Enzo e já merece uma oportunidade.

    Maxi- o André Almeida a meu veraz bem a posição, além do miúdo Cancelo.

    Melgarejo- por mim dava mais uma oportunidade, tal como com Coentrao a primeira época de adaptação a uma nova posição é sempre complicada, além de ter (mais uma vez) o André, julgo que o Eliseu, não sendo opção no Malaga pode ser uma alternativa barata.

    Central- por mim era o Steven Vitoria, além de ter um bom posicionamento é um perigo na area adversaria. Também com a saída de Cardozo, pode ser uma mais valia nos livres.

    PS: O Urus Matic, tem um pé esquerdo fantástico, para mim foi uma surpresa a qualidade de passe. Pode ser que me engane, mas não deve ir para a equipa B.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Bastos Lopes, muito obrigado pelo teu contributo.

      Não me lembrei do Mika, tens toda a razão.

      Espero bem que os Andrés consigam impor-se, mesmo que a espaços, e que o Urus tenha 80% do talento e garra do irmão.
      O Miguel Rosa já nem sei que diga, porque parece não contar mesmo.

      O Cancelo tenho muitas esperanças! (Mas não me parece que apareça já no próximo ano...)

      Steven Vitória parece-me muito bem!

      Eliminar
  2. guarda redes de acordo.
    defesas direitos temos a mesma opinião.
    defesa esquerdo já devia de ter sido o ano passado só este treinador é que achou que o luisinho servia.
    defesas centrais ai já temos divergências mas a chave de tudo é luisão se o treinador achar que ele tem ainda capacidade para fazer os jogos todos então ir buscar um jogador ao nível dos dois primeiros, que custara sempre 7 a 10 milhões, para ficar no banco e jogar 10 jogos é desperdiçar dinheiro e arriscar fazer mau ambiente neste caso jardel é um bom terceiro central, steve vitoria não mais é que o jardel 1.2, por outro lado se luisão já só tiver capacidade de jogar de semana a semana então ai sim faz sentido substituir jardel por um central de nível mais elevado, jardel a quarto central era um desperdício de dinheiro e ia de certeza ser um jogador desmoralizado.
    matic, enzo- desde o ano passado que acho que deveríamos ter contratado um jogador que fosse um misto de trinco-box to box de modo a que dos tres jogassem sempre dois assegurando a rotação e permitindo aos andres algo espaço para jogarem, airton não conta para este treinador rubem seria a solução ideal mas também não conta para este treinador, uros matic e miguel rosa são médios ofensivos e não medios box to box ou trincos e alias uros vem ocupar a posição que seria do miguel rosa, enfim são estas coisas é que eu não percebo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro João Carlos, muito obrigado pelo teu contributo!

      O Luisinho, como defesa, é do pior que já vi nos últimos tempos, realmente!

      Eu percebo o que dizes sobre o Jardel, mas acho que temos de ter três centrais de qualidade mundial (Luisão, Garay e...), para além do Jardel. O jardel em jogos europeus não funciona mesmo!
      Desperdiçar dinheiro é deixar o Jardel a ver o Ivanovic cabecear e perder uma Liga Europa que merecíamos ganhar!
      O Real Madrid tinha o Pepe e o Ricardo Carvalho... no banco!

      Sobre os médios concordo inteiramente contigo!

      Eliminar
    2. concordamos que o jardel para jogos de um grau mais elevado deixa a desejar mas com o exemplo que deste acabaste por me dar razão, ter no banco um jogador que tem aspirações a ser titular dá mau resultado como foi o caso do pepe, depois tens o exemplo do garay que saiu do real porque queria jogar que é o que vai acontecer a um jogador que joga pouco.
      eu até concordava com três centrais de iguais qualidades se existisse uma rotação intensa em que alternadamente um deles fica de fora mas este treinador nunca o fez nem nunca o ira fazer, alias diga-se que raríssimos treinadores fazem este tipo de gestão, porque o único sector onde não gosta de mexer é nos centrais.

      Eliminar
    3. Sim, tens toda a razão que no Real ter tantos centrais tão bons não deu bom resultado!

      O exemplo que deste do Garay então ainda é mais verdade!

      Resumindo, tens razão no que dizes.

      Ideal era o treinador fazer a rotação rotineira de três centrais de qualidade mundial!

      Eliminar