quarta-feira, 29 de maio de 2013

Clubes portugueses só deixarão de ser corrompidos quando puderem SOBREVIVER e EXISTIR financeiramente sem os subornos azuis

Escrevi, num post anterior, um texto com o título "COMO COMBATER O POLVO".


Nesse post afirmei e reafirmo:
Uma das medidas essenciais de um BENFICA VENCEDOR é conseguir libertar os clubes portugueses (pelo menos a esmagadora maioria deles) do domínio corrupto do FCP.

Daí o título deste post: clubes portugueses só deixarão de ser corrompidos quando puderem SOBREVIVER e EXISTIR financeiramente sem os subornos azuis.

Vejo na blogosfera benfiquista, com muita pertinência, o facto de o FCP ter "pago favores" a Estoril (contratando Licá e Carlos Eduardo), ao Paços (com a utilização do Estádio do Dragão na pré-eliminatória da Champions, sabendo que tem o Estádio do Braga à mesma distância 31KM, ou o Estádio do Guimarães a 40KM), e ainda com a contratação de dois jogadores ao Guimarães.

Pois bem, mas não é da competência da Presidência e da Direcção de Futebol do Benfica contribuir para a sobrevivência dos clubes portugueses de forma limpa?
Não pode o Benfica contratar um bom lateral a um clube português, mesmo que não seja para ser titular, para ir para o banco? Não haverá em Portugal um trinco capaz de substituir Matic em meia dúzia de jogos importantes, mais os da Taça da Liga, por exemplo?
De certeza que existe, mas não parece ser essa a opção do Benfica. Não sei porquê, talvez eles saibam algo que eu não sei.

O que sei é que se os clubes vivem permanentemente à beira da falência, a consequência é estarem mais susceptíveis a quem os quiser corromper.
"É preciso que o Benfica encabeçe um movimento de sustentabilidade do futebol português, que permita que os clubes sobrevivam sem ser à custa dos "amigos secretos" que vão mantendo os clubes à tona à custa de favores, como penalties fora da área, jogadores adormecidos em campo, etc, etc.
O Benfica tem de perceber que o Pinto da Costa e o Porto têm todo o poder que têm porque conseguiram PERCEBER o estado do futebol português e a forma como puderam mexer os cordelinhos para se aproveitarem de todas as fragilidades de TODOS os clubes.
O Benfica pode fazer algo aprendendo com isso: não é corromper os clubes, não é ameaçar os clubes, é usar o seu poder e a sua grandeza para criar mecanismos de sustentabilidade dos clubes, sem necessitarem de Oliveirinhas e de outros que tais.
E o Benfica pode, tal como o Pinto da Costa pôde, espalhar benfiquistas pela direcção de vários clubes. O Belenenses tem agora um presidente assumidamente fanático do FCP... será por acaso que conseguiram classificar-se para a primeira liga com tanta antecedência, com uma equipa tão fantástica? O FCP já sabe que para o ano tem um forte parceiro em Lisboa, que vai ajudar a controlar a Associação de Futebol de Lisboa...
Isto não são manias da perseguição, isto são FACTOS.
Se o Pinto da Costa até um guarda-redes da terceira divisão comprou para pôr na segunda B, de forma a conseguir eventuais favores de um familiar que era chefe da polícia... imagine-se o que o Pinto da Costa não fez já em todos os clubes da primeira e da segunda liga!
Por isso, o Benfica não pode viver fechado em si mesmo. O Benfica tem de se abrir à sustentabilidade do futebol português, ou então estará sempre sujeito a que os corruptos subornem, e quanto maior for a crise, menos dinheiro os corruptos precisarão para subornar todos, de árbitros a clubes, jogadores, etc.
E porque é que o Hélder Cristóvão não pode ser dirigente no Estoril, onde jogou?
E porque é que o Vitor Paneira não pode ter um papel no Guimarães?
Porque é que tem de ser o Porto a ter espiões e informadores e directores espalhados por toda a primeira e segunda liga, ao ponto de anunciar contratações que ainda nem foram anunciadas pelos próprios clubes?!?"

O que vemos é o Porto atento, a ajudar vários clubes, a comprar e a emprestar a vários clubes, a manter ligação com esses clubes.
Como se espera que depois esses clubes não amaciem quando jogam contra o FCP?
E como se espera que esses clubes não se esfalfem a jogar contra o Benfica, vendo que do Benfica não conseguem qualquer apoio?
E como é que nos surpreendemos se depois esses clubes contratam treinadores ou dirigentes afectos ao FCP?!? Pois claro, palavra puxa palavra, gratidão puxa gratidão, e o enredo fica feito.

Aqui não se trata de corromper, mas sim de ser razoável, e de perceber que a dimensão e o poder do Benfica têm também de servir para tirar os clubes do sufoco financeiro que os leva a ficarem dependentes do Oliveirinha e do resto.

1 comentário:

  1. basta ver !..estoril , paços ,braga , nacional ,maritimo , academica , guimaraes , setubal ,olhanense etc etc etc .
    COMO FAZER então ! ou melhor que fazer para dar a volta a esta podridão e mafia. e a pergunta q se faz.

    ResponderEliminar