segunda-feira, 27 de maio de 2013

JJ também falha na componente táctica e estratégica (e reincide nos erros) - Exemplo 2


90minutos31segundos:
Faltavam 3h30m para acabar o jogo, o Benfica acabaria a penúltima jornada com um ponto de avanço sobre o FCP, recebendo o Moreirense em casa, a precisar de ganhar para tentar desesperadamente a manutenção.
O Benfica beneficiava de um lançamento lateral à esquerda.
Qual a opção estratégica e táctica? Precaver a transição defensiva? Assegurar superioridade numérica na defesa? Isso é para os fraquinhos.
O nosso mestre da táctica deixou que OITO jogadores do Benfica estivessem no meio campo do Porto (todos se vêem na imagem), cinco deles ficariam facilmente fora de um contra ataque rápido como viria a suceder.
 90minutos42segundos:
A bola já estava perdida. Quatro jogadores do Benfica ficavam irremediavelmente para trás.
Quatro jogadores colocados a meio campo, capazes de assegurar a transição defensiva em superioridade numérica se tivessem sprintado e ocupado posições defensivas mais conservadoras.
Fora da imagem estavam dois defesas do Benfica. Um deles sairia para tentar cortar o lance de cabeça.
 90minutos43segundos:
Um momento em que vemos cinco jogadores do Benfica para dois do Porto.
Se pelo menos estes cinco se tivessem recolocado bem, o Benfica aumentaria exponencialmente as suas possibilidades de ganhar o campeonato. Mas infelizmente nenhum deles acreditou que aquela jogada podia ser realmente perigosa.

90minutos44segundos:
O que vemos aqui:
Dois segundos antes, na segunda imagem deste post, vemos 6 jogadores do Benfica contra 2 do Porto.
Dois segundos depois vemos 6 do Benfica contra 6 do Porto.
Se a partir daqui as decisões tivessem sido correctas, a situação ainda podia ter sido remediada.
MAS, se o mestre da táctica tivesse evitado estas correrias loucas para a transição defensiva, depois de um jogo tão intenso, provavelmente a simples colocação mais conservadora dos jogadores do Benfica teria sido suficiente para evitar o perigo de contra-ataque.

 90minutos47segundos:
Três defesas do Benfica contra dois avançados do Porto.
Dois médios centros contra um médio centro do Porto.
Um médio do Porto isolado, no círculo do meio campo: nem mais nem menos do que Kelvin, aquele que viria a sentenciar o campeonato do Benfica.
Os três jogadores do Benfica mais adiantados na imagem podiam ter recuado mais rápido e assumido posições mais conservadoras, um deles a sair logo em pressão ao Kelvin, se necessário, fazendo falta. Não aconteceu.
Importante sublinhar: Seis segundos depois de ter perdido a bola, o Benfica tinha 3 jogadores que simplesmente não recuaram para defender. Além disso, três dos médios não desceram ao ponto de ficar atrás da linha da bola. Só seis jogadores atrás da linha da bola.
O contraste com o Porto: no início do lance, no lançamento de linha lateral, o Porto defendia com 4 defesas, 4 médios, e um avançado a recuar. Só UM (!) jogador ficava mais adiantado.
O Porto estava  na eminência de perder o campeonato, faltavam 3minutos e meio, e mesmo assim assegurou 8 jogadores a defender, mais o guarda-redes, e um avançado antes do meio campo.
O Benfica, pelo contrário, permite um contra-ataque do Porto com cinco atrás da linha da bola, outros três que não recuperariam a tempo.
O Porto já tinha 6 ou 7 jogadores colocados para a transição ofensiva!
Eficiência do Porto, displicência do Benfica, estratégia desastrosa, risco desnecessário!
90minutos48segundos:
Já tinham passado 17 segundos desde a perda de bola no lançamento de linha lateral.
Em 17 segundos o Benfica não conseguiu pôr 4 defesas nas suas posições, mais dois médios centros à frente da defesa. É isto mestria táctica?!?

 90minutos50segundos:
Dois atacantes do Porto a pedirem a bola na profundidade.
O defesa esquerdo André Almeida tinha ido fazer o lançamento de linha lateral 19 segundos antes, não tinha recuperado, e nenhum jogador do Benfica assumiu a compensação defensiva.
Maxi, na direita, tinha-se adiantado para pressionar Kelvin, porque o Benfica não tinha nenhum médio perto para o poder fazer. Liedson preparava-se para encostar à esquerda, receber a bola, e tabelar com Kelvin, que ficaria com o centro livre.
Nenhum dos cincos jogadores do Benfica a meio fez ou conseguiria fazer sprint para assegurar as compensações defensivas.
O Porto tinha três atacantes, três médios, prontos a atacar. Mantinha QUATRO jogadores atrás.
 90minutos52segundos:
21segundos depois da perda da bola, dois defesas e seis médios do Benfica, dois deles atrasadíssimos a assistirem ao jogo a acontecer. Nem Matic, nem Roderick, nem outro foram compensar ao meio, após a saída de Maxi.
20 segundos eram mais do que suficientes para a transição defensiva de seis ou sete jogadores do Benfica! Desconcentração? Negligência? Estratégia ou táctica suicidas? Arrogância? Cagança? Soberba? Estupidez? Burrice? Cansaço? "LOL"
90minutos55segundos:
Repare-se na eficiência dos jogadores do Porto e na ineficiência dos jogadores do Benfica:
- seis jogadores do Porto a atacar, contra CINCO do Benfica a defender.
- três jogadores do Benfica que só participaram na jogada com os olhos (os três mais próximos do árbitro).

No fim da linha:
- pode-se dizer que Roderick podia ter encostado ao Kelvin, feito carga de ombro, em desespero de causa que fizesse falta;
- Artur estava suficientemente bem colocado para defender aquela bola cruzada, podia e devia ter feito muito melhor.

Mas...
...24 segundos não são suficientes para que 6 ou 7 jogadores do Benfica corressem 50 metros e assumissem posições defensivas mais adequadas?!?
... os mesmos 24 segundos que permitiram ao Porto transformar um lance em que colocaram 4defesas+4médios em colocação defensiva para defender um lançamento lateral, estando eles com o campeonato perdido a três minutos e meio do fim!




CONCLUSÃO:
- É azar do Benfica?
- É sorte do Porto?
- É desconcentração? É displicência?
- É estratégia e táctica suicida?
- Foi um vento que soprou forte demais?

2 comentários:

  1. Apesar de achar que se este lance fosse repetido mais meia duzia de vezes, o porto não fazia golo em nenhuma delas, o certo é que não pode acontecer sofrer um golo de contra-ataque na casa do rival a 3 min de "quase garantir o título". Mais que chorar o azar de o Kelvin se ter enganado, é preciso que este lance sirva de lição, para as situações semelhantes que encontrarão no futuro.
    A forma como o Roderick aborda este lance, num momento tão importante para o clube, mostra que não tem estaleca para jogar aqui. Por isso, erro a corrigir: Garantir soluções em todas as zonas do campo, e não só no ataque (!) para o treinador poder usar quando entende.. sem ter de recorrer a Rodericks.
    Ainda assim não é culpa só de um. Toda a equipa aborda este lance de uma forma quase displicente, totalmente fora do contexto de quem tem 3 minutos para dar tudo por tudo para não perder o campeonato. Penso que mais que táctica ou mão do treinador, nestas alturas, a capacidade guerreira da equipa devia sobressair (como sobressaiu no porto).

    ResponderEliminar
  2. Caro TiagoFCR,

    Obrigado pela visita, não conhecia o teu blog, já o adicionei.

    Eu também penso que no meio de todos os erros do Benfica, o golo do cristas foi uma sorte dele e um infortúnio nosso.

    De qualquer forma, penso que o Roderick teve 5% da culpa... porque em mais de 20 segundos, desde que perderam a bola, os jogadores do Benfica não recuperaram de forma a assegurarem a transição defensiva de forma decente... e lógica, para quem estava a 3 minutos de assegurar a continuidade na primeiro lugar.
    Aquele tempo era mais que suficiente para que 7 ou 8 jogadores recuperassem (4 defesas e 3 médios). Se o tivessem feito, o Kelvin nem tinha conseguido rematar.

    Custa-me que tenham cometido um erro tão básico que nos tenha custado um dos campeonatos que mais merecíamos ganhar, desde há muito tempo.
    Não sei se foi um erro patrocinado pelo treinador, se foram os jogadores que pensaram que já não havia perigo nenhum. Saiu demasiado caro...

    Concordo contigo que temos de ter opções no banco para não ter de colocar Rodericks. Não deixa de ser irónico que o lance que inverteu o campeonato foi definido por Roderick e Kelvin!!! Enfim.

    ResponderEliminar